60 gramas
Além das atividades antiinflamatórias, o alho apresenta função antimicrobiana, e antiasmática....Alho.
65 gramas
Pronto para o uso este alho é cortado em laminas finas e vai bem com tudo, pode ser utilizado para tempero de carnes, saladas e sopas. Utilizados também para serem acrescentados a carnes na hora de grelhar, dando um sabor especial ao prato.
Pegar um dente de alho e com uma faca de legumes, cortar as duas extremidades e retirar a pele. Dar uma leve amassada com a lâmina da faca, faz a casca soltar mais fácil. Com a faca do chef, fazendo movimento de guilhotina, fazer cortes verticais finos no sentido da largura. Formando finas lâminas redondinhas de alho.
Micro-ondas Essa bom e velho eletrodoméstico não nos abandona. E para descascar o alho com ele, você vai precisar apenas de 20 segundos! Basta colocar a cabeça de alho sobre um prato e levar ao micro-ondas por 20 segundos. Após esse tempo, com muito cuidado retire a casca dos dentes de alho.
Como cozinhar
Numa tábua esmagar os dentes de alho ligeiramente com a ajuda da parte lateral da faca de forma a retirar a casca mais facilmente. Picar cuidadosamente encostando o nó dos dedos à parte lateral da faca.
Retire apenas uma das pontas, tire a casca da cebola e, apoiando uma das metades na tábua, faça cortes na cebola no sentido do comprimento, com mais ou menos 3 mm de largura. A cebola vai ficar parecendo um leque. Apare por fim a raiz da cebola, e você terá tirinhas perfeitas.
Dicas simples vão evitar as lágrimas na hora de cortar a cebola.
Instruções
Corte a cebola com casca no meio e não remova a raiz: o corte deve ser no sentido do comprimento. Depois, retire uma das pontas e a casca e, utilizando uma tábua, pegue uma das metades e corte no sentido do comprimento com aproximadamente 3 milímetros.
A cebola vai ficar parecendo um 'leque'. Este 'leque' é o famoso Corte Juliene, ou em tirinhas. Só aparar a raiz, 'soltando' assim as fatias e você terá tirinhas uniformemente perfeitas. Agora é só cortar os cubinhos no sentido contrário das tirinhas até chegar na raiz da cebola e pronto.
Mergulhe-a durante 30 segundos em água fervendo. Na sequência, coloque-a em uma vasilha com água gelada -de preferência com gelo- por apenas 5 segundos. Retire-a e gire as mãos como se fosse torcê-la. A casca se soltará com facilidade.
Experimente cortar a fruta ao meio sem retirar a casca, de forma que dê para retirar o caroço com facilidade. Em seguida, corte a fruta ainda grudada na casca em quadradinhos. Vire a metade da manga para fora, pressionando a casca com os polegares. Em seguida, solte os quadradinhos da casca com uma faca e delicie-se!
Assim que a água ferver, mergulhe as cebolas e deixe cozinhar por apenas 3 minutos. Com uma escumadeira, transfira as cebolas para a tigela com água gelada e deixe por 2 minutos - o choque térmico cessa o cozimento e solta a casca das cebolas.
Pegue uma das metades e faça diversos cortes até perto da base (lado da raiz). Cuidado para não cortar até o fim. Esta parte é opcional: faça cortes na horizontal (2 ou 3), também sem chegar na base da cebola. Agora pique a cebola até próximo da base e pronto!
Passos
Para conseguir cubinhos uniformes, corte o tomate na metade, tire as sementes com o dedo e aperte com a palma da mão contra a tábua até que o tomate fique plano. Corte em tirinhas e depois em cubos, do tamanho que preferir.
Brunoise é um tipo básico de corte, que pode ser usado não só para cebola, mas para qualquer outro legume, tubérculo, fruta. O nome é bem metidinho, eu sei, mas com certeza você sabe o que é um brunoise: são cubinhos mínimos, o menor que você conseguir cortar.
O corte Ciseler consiste na cebola também cortada em pequeno cubos que colocarei aqui como adendo do brunoise. Obviamente, por causa do formato da cebola, as etapas são um pouco diferentes. Descasque a cebola, corte pela metade, não retirando a sua raiz para que as pétalas da cebola não desmontem.
O cortador de cebolas estilo Outback funciona de maneira bem simples: Basta que se insira a cebola descascada no interior do equipamento e passe a faca nas ranhuras existentes na parede do produto.
Método 3 de 4: Cortando a cebola em anéis
Meia-lua. É o mesmo princípio do corte em anéis, mas, ao invés de fatiar a cebola inteira, corte-a ao meio, no sentido do comprimento, e fatie as metades.
Descasque a cebola. Corte tem tiras(anéis), com um pouco menos de 1 cm de espessura. Deixar de molho os anéis na água, por pelo menos 1 hora, para tirar a acidez da cebola.
Posicione uma das mãos, segurando a cebola, deixando somente as unhas a mostra e em contato com a faca. Realize os cortes, fixando a faça e precione para baixo, fazendo filamentos da cebola na largura que desejar. Por coloque as cebolas em um vasilhame para que possam ser utilizadas nas pizzas.
Sal: Coloque a cebola cortada ou inteira (descascada) em uma vasilha com água com uma a duas colheres de sopa de sal. Água gelada: Coloque a cebola cortada em um recipiente com água bem gelada (pode usar pedras de gelo). Deixe por até 20 minutos.
Coloque as partes do tomate sobre a tábua de corte, com a casca para baixo. Em seguida, passe a faca sobre elas, removendo a parte das sementes. É importante remover toda a poupa para retirar todas as sementes. Às vezes, as sementes continuam no tomate mesmo após o corte da poupa.
Um detalhe importante: não faça um corte até o fim, para que ela não desmonte! Deixe faltando um dedo até a raiz da cebola que não foi retirada, afinal, ela servirá de apoio para que façamos cubinhos perfeitos. – Agora, com a faca “deitada”, faça cortes horizontais (assim como no corte vertical, não chegue até a raiz).