Atualmente existem quinze cargos de general-de-exército no Exército Brasileiro, além de um cargo no Ministério da Defesa. Eventualmente, quando cabe ao Exército o Comando da Escola Superior de Guerra, o cargo é exercido por um general-de-exército que também tem assento no ACE.
Presidido e convocado pelo comandante do Exército, o Alto-Comando é composto por 17 generais da ativa que ocupam os postos mais altos da Força: são 16 generais de Exército, ou seja, a patente mais alta da Força, mais o comandante.
O General de Exército PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2018. Nascido em 28 de agosto de 1958, na cidade de Iguatu (CE), é filho de José Adolfo de Oliveira (in memoriam) e Lindalva Nogueira de Oliveira.
O presidente Jair Bolsonaro escolheu nesta quarta (31) os novos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, respeitando critérios de hierarquia e antiguidade.
O mais alto posto da força terrestre se distingue por utilizar cinco estrelas, sendo que o marechal-do-ar as utilizava na posição aproximada do Cruzeiro do Sul e o marechal no Exército, em formato de "x", enquanto as estrelas do almirante se posicionavam em pentágono.
O distintivo do posto de general — em sentido restrito — consiste frequentemente em quatro estrelas.
coronel
Tenente-Brigadeiro é o posto mais alto da Aeronáutica, tendo abaixo os seguintes postos, Major-Brigadeiro, Brigadeiro, Coronel, Tenente-Coronel, Major, Capitão, Tenente, Sub-Oficial, Sargento, Cabo, Soldado, Recruta.
Como em uma empresa, as Forças Armadas do Brasil possuem hierarquias, que são formadas pelas patentes militares....Graduados
Veja como eram os salários dos militares antes da reforma