Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
É a medição realizada com dinamômetro. E o dinamômetro é um instrumento que mede forças diretamente da deformação por elas causada num sistema elástico, e também é usado para medir a força muscular aplicada.
Força elástica é a força que a mola reage á uma força externa que comprime / distende. Exemplo: quando esticamos uma mola ou a comprimimos aplicamos a força elástica, deformação.
Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc. Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m.
A teoria afirma que a distensão de um objeto elástico é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele. Como exemplo, podemos pensar numa mola. ... Assim, quando maior a força aplicada, maior será sua deformação. Por outro lado, quando a mola não tem uma força que age sobre ela, dizemos que ela está em equilíbrio.
Energia potencial elástica é a energia armazenada como resultado da aplicação de uma força para deformar um objeto elástico. A energia é armazenada até que a força seja removida e o objeto volte à sua forma original, realizando trabalho no processo. A deformação pode envolver comprimir, esticar ou torcer o objeto.
Forma de energia pode ser convertida em outras grandezas físicas. A energia potencial elástica é a energia acumulada pelos corpos elásticos. Na natureza, entre as propriedades da matéria, existem materiais que têm a chamada elasticidade.
Energia Mecânica