O Exterminador do Futuro é uma das maiores franquias de todos os tempos: os filmes protagonizados por Arnold Schwarzeneger reinventou o gênero da ficção científica nos anos 80, e continua fazendo grande sucesso ainda hoje.
No Dia do Julgamento, a maioria dos humanos foram erradicados após o despertar da consciência das máquinas, que viam os humanos como ameaça a sua existência, embora estes fossem também seus criadores. O filme pula para 2018 com John Connor, agora adulto e vivido por Christian Bale, lidera um ataque de resistência contra a skynet.
Começar pelo filme original é o melhor a se fazer nessa franquia: aqui conheceremos o início de toda a jornada com o android T-800 (Arnold Schwarzenegger), o primeiro viajante do tempo.
Mesmo que a franquia tivesse encerrado sua trama com um lacinho, os eventos prosseguiram com A Rebelião das Máquinas, terceiro filme da saga. Nele, estamos em 2004 e John Connor segue solitário e sem se apegar a qualquer carreira ou relação. Novamente a Skynet vai a seu encalço, e também de sua futura esposa, Katherine Brewster. Com um modelo T-800 auxiliando, ele revela que os eventos do segundo filme serviram apenas para adiar o Julgamento Final, que acontecerá em 25 de julho de 2004.
Dez anos se passaram desde os eventos de O Exterminador do Futuro e, agora, Sarah e John Connor, que ainda é um jovem adolescente, precisam fugir do T-1000, um novo exterminador mais ágil feito de metal líquido. Entretanto, contaram com a ajuda de T-800, que foi reprogramado pela resistência humana para proteger John, com quem criará lanços de amizade.
Se você ainda tem dúvidas sobre isso, você está no lugar certo! O Cinema10 se uniu ao Telecine para explicar resumidamente qual a melhor ordem para assistir aos filmes a fim de entender os acontecimentos em ordem.
O mais recente lançamento cinematográfico também é o último na linha cronológica. O filme é uma continuação de O Exterminador Do Futuro: Gênesis (2015), com Tim Miller na direção.
Porém, o grupo percebe que a Skynet não se tornará ativa em 1997, como sempre foi estabelecido na cronologia original, mas agora foi transferida para 2015; com o lançamento do aplicativo Gênesis. Sarah e Pops constroem uma máquina do tempo (sim) que os permite avançar no tempo, em uma tentativa de impedir o lançamento da inteligência artificial.
Após a morte de sua mãe, o rapaz vive como um nômade enquanto tenta fugir de seu destino. T-X (Kristanna Loken) é a mais nova tentativa da SkyNet de pará-lo. Seu ciborgue defensor é agora um modelo T-850, novamente interpretado por Schwarzenegger. Para complicar, John se reencontra com Kate Brewster, um interesse amoroso do passado.
Desde que estreou nos cinemas em 1984, a franquia O Exterminador do Futuro teve diferentes realidades, linhas do tempo e tentativas de reboots. Certamente estamos diante de uma das franquias mais confusas e incongruentes da história do cinema.
Ou seja, nessa cronologia, todos os eventos anteriores são apagados. A ideia do estúdio era iniciar uma nova trilogia, mas felizmente esses planos foram abandonados após a péssima recepção do filme.
Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.
Nesta premissa, T-800 chegou anos antes do esperado e ajudou a criar Sarah Connor, que agora é uma agente treinada. O filme foi dirigido por Alan Taylor.
O filme venceu quatro Oscars, incluindo o de melhores efeitos especiais. Esse foi o segundo e último filme da franquia a ser dirigido por James Cameron.
Deu para entender como funciona a cronologia de O Exterminador no Futuro? Agora você pode conferir na prática assistindo aos seis filmes da franquia, que já estão disponíveis no catálogo do Telecine para ver quando e onde você quiser.
Com a franquia se esgotando da viagem no tempo, o Exterminador do Futuro concentra-se completamente na guerra futurista entre humanos e a Skynet no futuro. A ação vai para o ano de 2018, ainda levando em conta os eventos dos três primeiros filmes. Nesse período, John ainda não é o líder da Resistência, e se esforça para ganhar relevância entre os demais combatentes; ao passo em que a Skynet desenvolve o primeiro modelo do T-800.
Ainda não ficou claro como a Legião surgiu, tampouco qual foi o efeito que a morte de John teve na “evolução” da Skynet nesse novo sistema.
Com o lançamento de Destino Sombrio nos cinemas, vamos parar, sentar e juntar canudinhos para tentar compreender as diferentes linhas do tempo e cronologias que a franquia já teve até então.
Os esforços para matar John Connor continuam neste que é o terceiro filme da franquia. Após a morte de sua mãe, o rapaz vive como um nômade enquanto busca fugir de seu destino. T-X (Kristanna Loken) é a mais nova tentativa da SkyNet.
Os dois filmes mais recentes, entretanto, fizeram uma pequena confusão na cabeça dos fãs quanto a ordem cronológica da saga, já que brincam de reimaginar a franquia em uma linha temporal diferente e acabam "bagunçando" um pouco a ordem das coisas.
A história começa no fim da guerra com a Skynet em 2029, onde a IA envia um Exterminador para 1984, a fim de matar Sarah Connor e impedir o nascimento de John. A Resistência contra-ataca enviando o soldado Kyle Reese para protegê-la, mas no processo, John é atacado e corrompido por uma manifestação física da Skynet. Kyle é enviado para uma versão alternativa de 1984, onde Sarah é protegida por Pops, uma versão envelhecida do T-800 que foi enviada quando ela ainda tinha 9 anos. Juntos, eles destroem o T-800 enviado pela Skynet no começo do filme.
O filme começa em 2029, quando John Connor envia Kyle Reese de volta ao passado para proteger Sarah Connor, sua mãe, e assim garantir não só seu nascimento, mas a salvação da raça humana.
Embora seja um dos filmes mais recente da franquia em ordem de lançamento, retorna aos seus primórdios para reimaginar como seria toda a saga em uma linha do tempo alternativa.