Naftali
Tradicionalmente Bila significa 'modesta' e 'tímida', mas as traduções menos literais fornecem outras opções de compreensão como, por exemplo, 'recatada' ou ainda 'humilde', criando assim a noção de um comportamento pautado na pureza e nos gestos simples, que não precisam de exageros para serem grandiosos.
As doze tribos teriam o nome de dez filhos de Jacó. As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de Yossef (José) , abençoados por Jacó como seus próprios filhos. Os nomes das tribos são: Rúben, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manassés e Efraim.
Ele teve doze filhos, que deram nome às doze Tribos de Israel. Esses filhos nasceram de suas esposas: as irmãs, Lia e Raquel; e de suas concubinas: Bila e Zilpa.
Predefinição:Filhos de Jacó
José
Resposta. A partir da análise do Velho Testamento, Rubens tinha um envolvimento amoroso com uma das concubinas de seu pai, uma senhora chamada Bila. Culturalmente, isso caracteriza profanação do leito do seu progenitor e, mais tarde, pelas leis mosaicas, também caracteriza adultério contra o pai.
Rúben e o direito de primogenitura Rúben, o primogênito de Jacó estava para herdar o direito da primogenitura. ... O pecado de Rúben que resultou na perda de seus direitos foi uma impropriedade sexual de tal natureza que desonrou e envergonhou o pai: “Foi Rúben e se deitou com Bila, concubina de seu pai” (Gn 35.
Rubem
Ele desejava a primeira bênção da boca de seu pai e Profeta Israel. Essa primeira bênção é a Bênção do Primogênito; porque a primeira bênção que esses Patriarcas lançavam antes de partirem, era a Bênção ao Primogênito.
Efraim: Significa “frutífero”, “fértil” ou “aquele que multiplica”. ... Mencionado no livro de Gênesis, no Velho Testamento da Bíblia, Efraim é o filho mais novo de José, bem como irmão de Manassés. Além disso é o fundador de uma das doze tribos de Israel.
Na época em que aconteceu o episódio narrado em Gênesis Esaú não possuía a bênção da primogenitura. ... Ele tinha apenas a expectativa da bênção. Quando Isaque estivesse próximo da morte, o primogênito seria chamado para que bênção fosse pronunciada pelo pai.
Se no Antigo Testamento apenas o filho mais velho tinha o direito à primogenitura, no Novo Testamento a Bíblia nos mostra que somos nascidos do Espírito e primícias de tudo que o Senhor criou. ... Somente quando você se dispõe a fazer a vontade de Deus e deseja ser seu primogênito, Ele o ungirá.
Primogenitura é a tradição comum de herança de toda a riqueza, estado ou função dos pais pelo primeiro filho; ou, na falta de uma criança, por parentes próximos, de forma a manter o status da linhagem familiar. Entre irmãos, o filho de um irmão mais velho falecido tem prioridade sobre um irmão mais novo.
Era mais importante saciar a fome do que ser o primeiro filho de Isaque na sucessão familiar. O primeiro filho, o primogênito, tinha o direito de ser o sucessor na ausência do pai. A isso se dá o nome de primogenitura.
Esaú desprezou a sua herança. Esaú vendeu o seu “direito de primogenitura” por um prato de lentilhas, A primogenitura dava a ele o direito de: – Liderar a adoração a Deus e chefiar a família; ... Isso nos impede de receber a sabedoria de Deus e perdemos bençãos maravilhosas que Ele providenciaria no tempo dEle.
Esaú
O prato de lentilhas é aquela tentação que vem para nos tirar da direção certa. É aquele desejo da carne que grita tão alto, que nos torna surdos à sensatez. É aquele impulso, um ímpeto que domina a razão, nos tirando as forças de perseverar na luta contra o mal.
É um episódio bíblico bem conhecido. Esau, faminto, vendeu seu direito de filho mais velho a seu irmão Jacó em troca de um prato de lentilhas. Está no livro de Gênesis, capítulo 25, versículos 29 a 34.
Trata da relação entre os filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. Segundo a tradição, o filho primogênito tinha direitos exclusivos. Dentre os gêmeos, o que nascera primeiro fora Esaú. A mãe tinha preferência pelo mais novo, Jacó, chegando a planejar junto com ele, para enganar o pai que estava velho e já não enxergava bem.
Mais tarde, no entanto, ficou arrependido e decidiu matar Jacó. Aconselhado pela mãe, Jacó fugiu para Harã (na atual Turquia). No caminho, Jacó teve um sonho em que Deus (ou Javé, para o povo hebreu) dizia que a terra onde dormia pertenceria a seus descendentes.
Jacó tinha 147 anos quando chamou seu filho favorito, José, e pediu que ele não fosse enterrado no Egito. Em vez disso, ele pediu que fosse levado para a terra de Canaã para ser enterrado com seus antepassados. José jurou fazer o que seu pai lhe pediu.
Esaú e Jacó foram filhos de Isaque, netos de Abraão. ... E aconteceu que, como Isaque já estava idoso, havia ficado cego com a idade e sentia que estava próximo o tempo da sua partida, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e pediu a ele que saísse à caça a fim de fazer depois um guisado saboroso.
A mudança de nome Jacó, foi o batismo dele. O Senhor Jesus disse que para ver o reino de Deus (a vida Eterna), você precisa nascer de novo (Jo 3:3), Jacó nasceu de novo quando lutou contra aquele quem foi a vida dele toda, ele prevaleceu, pois sua vontade maior, era glorificar a Deus mudando de vida, agora como Israel.
(Alguns estudiosos sugerem que Jacó ao nascer segurava o calcanhar de Esaú para se proteger de pisões em sua cabeça, desferidos pelo irmão que tentava sair primeiro durante o parto5).
Significado de Jacó Nome Hebraico - Significado: Que vence, que suplanta.