A mudança rápida de postura pode interferir em exames que meçam os níveis de albumina, colesterol, triglicérides, hematócrito e hemoglobina, além de drogas que se ligam a proteínas e também os leucócitos. Isso acontece porque a alteração rápida de posição determina a variação do teor de alguns componentes séricos.
Veja algumas das drogas que mais interferem em exames
O uso de cremes ou óvulos vaginais podem interferir no resultado do exame de urina? Não. No entanto, é importante que os medicamentos não se misturem à urina no momento da coleta. Deve-se fazer assepsia local na hora do exame, além do uso de absorvente interno.
Para fazer o preventivo, a mulher não pode estar usando creme ou pomada ginecológica e não pode ser tido relação sexual por até 72 horas antes do exame. Estas recomendações não são necessárias para a ultrassonografia transvaginal.
Olá. O uso da pomada não atrapalha a realização do ultrassom e possivelmente o ultrassonografista não se incomodará de fazer o seu exame em vigência do uso da pomada.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
Após a realização do exame, é normal que a vagina fique sensível pelos próximos dois dias. Se houver a necessidade de biópsia, pode ocorrer sangramentos leves na região. Além das recomendações do seu médico, durante uma semana é necessário evitar: ducha vaginal, relações sexuais e o uso de absorvente interno.
Não adianta colher o material para papanicolau pouco antes ou logo depois da menstruação. Nesse período, o útero descama naturalmente, o que pode prejudicar os resultados. O ideal é marcar com seu médico para fazer a coleta uma semana antes ou dez dias depois do fluxo menstrual.