Temos dois estados da matéria, pois a fumaça é uma dispersão coloidal de fuligem (carbono sólido) em gases liberados na combustão (CO2, CO, H2O, etc). A fumaça é visível em razão da dispersão da luz que sobre ela incide, é por isso que as partículas que a constituem são visíveis a olho nu.
Um exemplo assim é o chantilly, que é feito batendo-se o creme de leite fresco. Isso significa que se misturou o ar (disperso gasoso) com um líquido (creme de leite), formando uma espuma.
As fases ou estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. ... Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida.
- Os coloides tem dois tipos de fases: Sol e Gel. - Sol tem disperso sólido e dispersante líquido, adquirindo aspecto de solução na forma líquida. Um exemplo é a cola. - Gel tem disperso sólido e dispersante líquido, adquirindo aspecto sólido.
Dispersões são sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob forma de pequenas partículas, numa segunda substância. A primeira substância chama-se disperso ou fase dispersa e a segunda substância chama-se dispersante ou fase de dispersão. É feita de acordo com o tamanho médio das partículas dispersas.
Disperso: como o próprio nome diz, é aquilo que esta disperso no meio (partículas). O disperso pode ser visto como o equivalente ao soluto das soluções. Dispersante: é o que está em maior quantidade e envolve o disperso. O dispersante equivale ao solvente das soluções.