O abacaxi é uma fruta ácida e não deve ser consumido em excesso ou por pessoas que sofrem de refluxo gástrico, úlceras e gastrite. O consumo em grandes quantidades pode ocasionar uma queimação no estômago.
Consumido na quantidade certa esta fruta pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), a dose diária recomendada de abacaxi são duas fatias. Em função dos seus compostos, o alimento tropical ajuda a manter a saúde e ajuda na prevenção de doenças.
Por ser rico em água e fibras o abacaxi é apontado pela dieta como uma aliada de quem deseja perder peso.
O abacaxi é considerado um alimento diurético, ou seja, ajuda na eliminação de líquidos e toxinas do organismo. A fruta também contribui com o funcionamento do intestino, por possuir bom teor de fibras, além de aumentar a saciedade e diminuir a compulsão alimentar.
“Quando o abacaxi faz parte da alimentação diária do homem, ou quando ele ingere grandes quantidades da fruta nas 24 horas que antecedem o sexo, o sêmen fica realmente adocicado. Isso porque fluído é composto, também, por frutose, substância que reage com o açúcar natural da fruta”, explica Jacob.
Comer uma fatia de abacaxi após as refeições, no lanche da manhã ou da tarde vai te ajudar a manter a dieta e perder os quilinhos extras. Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% do seu peso é de água) e fibras, além de baixa densidade calórica, apenas 50 calorias por fatia.
Rico em vitaminas e minerais, o abacaxi contém nutrientes que estimulam a produção de serotonina, além de componentes que ajudam a diminuir a ansiedade. Se você comer fatias de abacaxi antes de dormir, seu cérebro irá potencializar a produção do hormônio do sono e, assim, garantirá um descanso tranquilo.
Conhecidas por possuírem sabores mais "azedinhos", as frutas cítricas - como laranja, limão, tangerina, uva e abacaxi - são um dos principais alimentos que você não deve comer em jejum!
Isso se explica pela acidez da fruta. “O abacaxi contém grande concentração de uma enzima chamada bromelina, com capacidade de degradar proteínas, podendo agir sobre as nossas células e promover a sensação de dor e ardor”, esclarece a dentista. Esse quadro, portanto, é muito comum de acontecer.
Para tratar a língua queimada existem alguns truques caseiros que ajudam no alívio dos sintomas:
Rico em potássio, o abacaxi ajuda a evitar o inchaço que tanto incomoda as mulheres durante a TPM. Além disso, ele é fonte de manganês, um nutriente que combate a irritabilidade e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Lavar o cabelo durante a menstruação não faz mal e nem provoca hemorragias. Pode ficar tranquila, diva!
Vitaminas B e D - Algumas frutas são ricas em vitaminas B e D, estas vitaminas são importantes para aliviar os sintomas menstruais. Rica em cálcio e Vitamina D a laranja reduz os efeitos da tensão pré-menstrual, equilibrando o humor. Já a banana é fonte de Vitamina B e potássio e alivia a retenção de líquidos.