Lista
Ela ocorre principalmente em água e na maior parte dos compostos orgânicos e é usado na produção de amoníaco e de outros produtos químicos, na hidrogenação de gorduras e óleos, e na soldagem. O Gás Hidrogênio (H2) é explorado para uso em motores a combustão e em células de combustível.
Formas em que o hidrogênio é encontrado na natureza Faz parte da composição química de diversas substâncias orgânicas (proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios etc.) e inorgânicas (ácidos, bases, sais e hidretos); No ar atmosférico em sua forma molecular, a partir de ligação covalente entre dois átomos (H2).
A produção do hidrogênio se dá normalmente pela extração de combustíveis fósseis através de um processo químico. O hidrogênio também pode ser extraído da água via produção biológica, através de um biorreator de algas ou usando eletricidade (eletrólise), calor (termólise), ou ainda quimicamente (reação redox).
Grande parte das tabelas periódicas posiciona o Hidrogênio na família IA (metais alcalinos), em virtude da semelhança em relação ao subnível mais energético do grupo, que é o s1.
1766
Henry Cavendish
Eletrólise da água O hidrogênio pode ser feito através de eletrólise de alta pressão, eletrólise de baixa pressão de água, ou uma série de outros processos eletroquímicos emergentes, como eletrólise a alta temperatura ou eletrólise assistida por carbono.
As cinco principais formas de se armazenar hidrogênio são:
O preço médio do hidrogênio é de 10 euros por kg: pode-se supor que um tanque cheio pode custar cerca de 50 euros, enquanto a distância média pode ser comparada à de um carro a gasolina”. e o consumo na estrada é de 83,3 km/kg.
A célula a combustível é uma tecnologia que utiliza a combinação química dos gases Oxigênio (O2) e Hidrogênio (H2) para gerar energia elétrica, térmica e, como resíduo, eliminação de água. A primeira célula a combustível foi desenvolvida em 1839, por um físico inglês chamado Willian Grove.