Logo, haverá 2 elétrons desemparelhados.
Pela regra do octeto, a última camada deve ter 8 elétrons (com excessão do Hidrogênio e Hélio que se emparelham com 2), como os gases nobres. Logo quando tem menos elétrons estes ficam DESEMPARELHADOS. Nesse caso, vemos que a última camada (a 3) possui 5 elétrons desemparelhados: 3s2 e 3p3, 2+3=5, 5 elétrons.
O termo emparelhamento de elétrons diz respeito à junção de dois elétrons em um orbital, sendo a forma mais estável de um átomo alcançada a partir do emparelhamento destes. Analogamente, um elétron desemparelhado implica em dizer que esse elétron está sozinho no orbital. Espero ter ajudado.
Objetivamente, o Br tem 7 elétrons na camada de valência e desses 7, somente 1 está desemparelhado.
Emparelhamento ou desemparelhamento de elétrons se refere ao spin dos elétrons nas orbitais (spin: define o sentido da rotação dos elétrons). Ou seja, em cada orbital podemos ter no máximo 2 elétrons com spin oposto, um com +1/2 e outro com -1/2 (principio da exclusão de Pauli).
adjetivo Que se conseguiu desemparelhar; que não está emparelhado; que já não está ligado; desaparelhado. Diz-se do elétron que, no mesmo orbital, não está ligado ao seu correspondente (parelha) de sinal oposto. Etimologia (origem da palavra desemparelhado).
Não existem elétrons desemparelhados. É um estado excitado.