A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas na sociedade e seus grupos. Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado. Simplificando: É ser honesto, solidário e justo.
A ideia de valor ético possui ligação com o conceito de valor moral. Os valores éticos são guias que impõem como devem atuar as pessoas, ao passo que os valores morais constituem o indivíduo como ser humano.
Honestidade, bondade, empatia, respeito ao próximo e ao meio ambiente são exemplos de valores éticos fundamentais para a harmonia da sociedade.
Os princípios são o conjunto de normas que fazem parte da ética e constituem um marco de referência para o agir virtuosamente. ... Esses princípios, por sua vez, são a base dos valores, pois, por exemplo, o valor do respeito se conecta com a manifestação do bem. O ser humano vive em sociedade, faz parte de um grupo.
Os princípios éticos presentes nos universos religiosos moldam comportamentos humanos. As tradições religiosas são fontes de valores éticos, na medida em que fornecem meios e sinalizam para uma conduta íntegra de seus adeptos. ... Assim, as religiões tornam-se espaços onde as pessoas buscam um sentido para a vida.
Valores éticos: os que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade. Exemplos: Solidariedade, Honestidade, Verdade, Lealdade, Bondade, Altruísmo... Valores políticos: Justiça, Igualdade, Imparcialidade, Cidadania, Liberdade.
Valores podem ser definidos como preferências gerais no que se refere a escolhas e resultados apropriados. ... Valores tendem a influenciar atitudes e comportamentos em diferentes âmbitos, que correspondem a diferentes tipos de valores: éticos/morais, doutrinários/ideológicos (religiosos, políticos), sociais e estéticos.
No sentido do agir político, os normativos éticos previamente estabelecidos num determinado ordenamento jurídico necessitam de uma motivação sempre voltada para o bem da coletividade. Nessa linha, para agir moralmente, os agentes políticos não devem vislumbrar interesses particulares, mas, sempre, públicos.
Ética busca determinar o que deve ser feito por indivíduos, enquanto a Política visa à determinação do que o governo de um Estado ou uma sociedade política deve fazer e como deve se constituir, - incluindo, sob a última, todas as questões quanto ao controle sobre o governo que deveriam ser exercidas pelos governados.
Aristóteles faz distinção entre ética e política, centrada a ética na ação voluntária e moral do indivíduo enquanto tal, e a política, nas vinculações deste com a comunidade. Contudo, sabemos serem inseparáveis tais conceitos. A relação entre ética e política é oriunda do projeto, do equilíbrio, ou busca.
A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.
151): “para Maquiavel, a política tem seus próprios caminhos éticos. Na política podem ser permitidos atos que não seriam aceitos em nenhuma outra relação entre os homens, dependendo da finalidade da ação e das circunstâncias para realizá-la”.
Alguns se esforçaram em mostrar que ele não fez mais do que descrever o funcionamento dos Estados reais, outros deixaram claro que ele separou a Política da Ética, mas, de uma forma generalizada, há que se concordar que o grande feito de Maquiavel foi propugnar pelo abandono dos parâmetros morais do universo político, ...
Para Rousseau o homem, em questão ética, tem uma tendência naturalmente boa, mas esta é sempre corrompida pela sociedade, principalmente pela ideia de propriedade privada, na sociedade o homem está em perigo ao inclinar-se para o luxo, as riquezas, e as vaidades ( a evolução social corrompe o homem.)
Refere-se à natureza como um todo, englobando toda a comunidade biótica, em cujo equilíbrio se fundamenta o fundamento da ética. A ética do meio ambiente reconhece nos seres vivos um valor de dignidade, de respeito aos valores da natureza enquanto bens em si mesmos.