O modo indicativo possui os seguintes tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
Verificado por especialistas. Os tempos verbais são as flexões do verbo em relação a quando o fato ocorre. Desta forma, existem três tempos verbais principais: passado, presente e futuro. O tempo verbal predominante de um texto é o tempo verbal que foi mais frequente.
Os tempos verbais são utilizados para informar ao leitor (ou ouvinte) se o verbo já aconteceu, se irá acontecer, ou se acontecerá no momento da fala. Dessa forma, existem três tempos verbais básicos, os quais: presente, passado (pretérito) e futuro. ... Passado (ou pretérito): pode ser perfeito ou imperfeito.
Resposta: o tempo usado foi o presente. O sentido que ele provocou foi que isso está acontecendo, não que aconteceu ou que acontecerá.
O tempo verbal utilizado foi o futuro. Lembre-se de que os tempos verbais podem ser considerados como as variações do verbo que indicam o momento no qual o fato foi expresso ou ele está ocorrendo.