Atualmente, existem 203 lugares naturais na Lista de Patrimônios da Humanidade, cada um com um misto de beleza natural, biológica e geológica, que também evidenciam partes importantes da História da Terra e a passagem da vida.
O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Patrimônio material brasileiro O patrimônio cultural material é formado por um conjunto de bens materiais que podem ser classificados e inscritos em quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes e artes aplicadas.
Patrimônios Culturais da Humanidade incluem cidades e edifícios históricos, locais de importância arqueológica e obras monumentais de escultura ou pintura. Alguns exemplos são o Taj Mahal, na Índia, o Grande Zimbábue, no Zimbábue, e a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos.
É parte de um esforço internacional na valorização de bens, que por sua importância para a referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos. Os países signatários dessa Convenção podem indicar bens culturais e naturais a serem inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.