Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.
Períodos Literários descrevem as diversas escolas literárias, num determinado período histórico, seguindo certos estilos, movimentos e preocupações da época. ... Mas uma obra, ao invés de ser “colocada” dentro do todo da história literária, é “colocada” dentro de um prazo muito mais restrito.
Eduardo Melo França observa que, se Machado de Assis é o maior autor da literatura brasileira, José de Alencar foi o escritor que de forma mais determinante se ocupou com a fundação de nossa literatura.
A Literatura no Brasil nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada.
Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.
A história da literatura estuda os movimentos literários, artistas e obras de uma determinada época com características gerais de estilo e temáticas comuns, e sua sucessão ao longo do tempo. ... Cada escola literária representa as tendências estético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época.
Século XVI: Quinhentismo O primeiro registro literário em terras brasileiras é a carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Além das cartas, há os diários onde o autor elabora uma literatura informativa, algo próximo às narrativas de viagens, sobre o Brasil.
A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Assim, a produção literária começa quando os portugueses escrevem sobre suas impressões da terra encontrada e dos povos que aqui viviam. ...
A visão do homem europeu sobre o Brasil é a marca do Quinhentismo, um movimento literário que teve início em 1500. Assim, o Quinhentismo retrata a condição colonial no Brasil como território, além dos objetos e da população indígena que aqui viviam. ...
Seu objetivo central era retratar as metas da expansão marítima, conquistas, as grandes navegações, e a expansão da igreja feita pelos jesuítas da Companhia de Jesus, por isso esses eram os temas de sua produção escrita. O quinhentismo é dividido em dois tipos de literatura: a informativa e a catequética.
As principais produções do Brasil Colônia, escritas nos séculos XVI e XVII, categorizadas como informativas são: a Carta, de Pero Vaz de Caminha a el-Rei Dom Manuel, referindo o descobrimento de uma nova terra e as primeiras impressões da natureza e do indígena (1500);
Com a chegada dos portugueses em território brasileiro em 1500, as terras encontradas foram relatadas pelos escrivães que acompanhavam os navios. Assim, a literatura de informação foi produzida pelos viajantes no início do século XVI, no período do Descobrimento do Brasil e das Grandes navegações.
O nome quinhentismo vem da época em que o movimento literário surgiu no Brasil. Esses movimentos literários aconteceram por volta de 1500, quando os portugueses chegaram às ilhas brasileiras, por isso, o período literário do quinhentismo no Brasil se manteve como um reflexo da tradição literária portuguesa.
como podemos ver, a literatura informativa tinha como objetivo informar e descrever a nova terra e seus habitantes. sabendo disto, com suas próprias palavras, aponte quais foram as considerações feitas por pero vaz de caminha em relação à terra recém descoberta e em relação aos povos originários .
A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor ...
A literatura informativa surgiu no Brasil no século XVI, mais precisamente no ano de 1500 com o descobrimento do país por Portugal. ... Este tipo de literatura possui caráter informativo, preocupando-se em descrever claramente a nova terra, sua fauna e flora, riquezas, habitantes e seus costumes.
Características da Literatura Jesuítica
As principais caraterísticas da literatura de catequese são: Literatura de caráter documental e religioso; Crônicas históricas, de viagens, teatro pedagógico e poesia didática; ... Temas cotidianos e religiosos pautados na fundamentação religiosa cristã.