O Just in Time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.
Dentre muitas hoje no Brasil estão a Petrobrás, o GrupoVotorantim, Unilever, Embraer, Forf, Fiat, Gm, Nestlé, etc.
As características do sistema JIT, o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pelo refinamento do processo produtivo favorecem a redução de desperdícios. Existe também uma grande redução dos tempos de setup, interno e externo, além da redução dos tempos de movimentação, dentro e fora da empresa.
Para que a aplicação do Just in time em uma empresa funcione adequadamente, é preciso que haja o cumprimento de alguns requisitos. É necessário que o fabricante obtenha uma boa relação entre cliente e fornecedor, para que os pedidos cheguem na hora certa.
A organizações de serviços apresentam oportunidades interessantes para a aplicação dos conceitos do Just-in-time (JIT). ... Foca os processos e não os produtos, podendo ser aplicado nos processos de manufatura ou serviços, cuidando para que cada etapa do processo de produção agregue valor aos mesmos.
Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
Também conhecido como JIT, o Just in Time na logística é um método de gestão no qual todas as ações dentro de uma empresa são realizadas “na hora certa”, ou seja, atividades como compra, transporte e produção ocorrem de acordo com a demanda.
Dentre as ferramentas utilizadas no JIT, destacamos o programa dos 5 sensos (5s), arranjo físico, manutenção produtiva, controle de qualidade com zero de defeitos e troca rápida de ferramentas, mapa de fluxo de valor. CHIROLI, Daiane Maria De Genaro.
Just in time e Kanban A resposta é: “Não”, Explicando a resposta: O kanban é uma ferramenta de trabalho utilizada para o controle de produção (muito importante no conceito do just in time). No kanban, são utilizados cartões que controlam o estoque e a produção de forma visual.
Descubra 11 ferramentas de lean manufacturing para avaliar a produção
Um dos principais objetivos do Just in Time é a melhoria contínua do processo produtivo através de um mecanismo de redução dos estoques (que tendem a camuflar problemas). Seus objetivos essenciais envolvem a qualidade e a flexibilidade do processo.
A filosofia Just-in-Time tem o objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de forma rápida e sem a necessidade de formação de estoques. Isso faz com que o produto chegue no seu destino no tempo correto, elimina o excesso de estoque e o desperdício, reduzindo custos decorrentes da falta de organização.
Existem vantagens em trabalhar com o just in time?
As metas colocadas pelo JIT em relação aos vários problemas de produção são:
A técnica just-in-time, cuja tradução do inglês significa, aproximadamente, “bem-a-tempo”, consiste em se produzir somente o que é necessário somente o que é necessário somente o que é necessário e somente quando for necessário somente quando for necessário.
Desperdício de produzir produtos defeituosos: problemas de qualidade geram os maiores desperdícios do processo. Desperdício de estoques: os estoques, como foi comentado, além de ocultarem outros tipos de desperdício, significam desperdícios de investimento e espaço.
Resposta. Basicamente Just in Time, na economia influência e muito. Por exemplo no desperdício, uma empresa que usa o JT (Just in Time),não vai ter tanto desperdio de um X produto, consequentemente não havera estoque.
Uma grande desvantagem do sistema de produção Just in time é que ele não se aplica a todos os tipos de negócio. O processo produtivo de produtos que apresentam uma demanda pouco previsível e com grandes oscilações pode enfrentar sérios problemas de abastecimento de materiais.
O JIT pode ser aplicado perfeitamente na Indústria de serviços, visando eliminar o tempo de atendimento ao cliente. ... 2: Fast-foods - Mc Donald's onde os processos são seqüenciais, os gargalos são reduzidos e o set-up e os serviços são mais rápidos. 2. Descreva um sistema Kanban que possa operar sem cartões.
Por terem um armazenamento mínimo, uma das maiores vantagens do just in time é a redução de custos com estoques. Com isso, o espaço físico pode ser menor e, consequentemente, os gastos com manutenções na infraestrutura também são diminuídos.
O principal diferencial do Just in time era na linha de produção, o método tinha um resultado bastante produtivo através do uso de cartões chamados Kanban. Sua principal finalidade era produzir apenas o necessário e no momento certo, seguindo a concepção de combater os desperdícios de forma contínua (Filosofia Kaizen).
Há desvantagens? As principais vantagens de fabricar apenas o necessário são a quase eliminação total do desperdício no processo de produção e a fabricação de produtos de qualidade.
Aplicar o kanban facilita o trabalho em equipe, organizando as demandas compartilhadas. Também permite a visualização do quadro geral de fluxo do trabalho, indicando exatamente onde estão os gargalos no trabalho, com transparência. Funciona igualmente na identificação de desperdícios.
O kanban é baseado em 4 princípios básicos que garantem a sua eficiência:
O kanban é um método de gerenciamento de tarefas que tem por objetivo principal aumentar a eficiência e a produtividade das equipes. Ele se baseia em um sistema de gestão que tem como base as referências visuais. ... Essa gestão visual tende a melhorar a comunicação e o trabalho em equipe.
O método é utilizado para controlar a produção ou para a gestão de tarefas. O Kanban consegue otimizar a realização das atividades e a conclusão de demandas. Por ser um método visual, o Kanban ajuda a organizar o cotidiano e a manter o foco da equipe.
O Kanban é um sistema de controle de estoques criado para apoiar o método de produção enxuta da Toyota, o Just in time. ... Nele, os materiais necessários são disponibilizados (ou produzidos) o mais próximo possível da sua utilização na linha de produção.
O kanban de produção é um sistema focado em fazer a gestão de tarefas. ... Cada coluna possui uma série de cartões que representam as tarefas que precisam ser executadas e a equipe vai “puxando” as tarefas conforme o fluxo de trabalho, por isso o nome produção: cada cartão é uma entrega realizada.
Um cartão Kanban é uma representação visual do item de trabalho. ... Um cartão Kanban contém informações valiosas sobre a tarefa e seu status, tal como um resumo do trabalho, pessoa responsável, prazo, etc. Um exemplo de um cartão Kanban físico.