O “cloro” que usamos para limpeza doméstica na verdade é uma solução aquosa contendo hipoclorito de sódio (também conhecida como água sanitária), cuja fórmula é NaOCl — como esses símbolos indicam, é composto pelos elementos sódio (Na), oxigênio (O) e cloro (Cl).
A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.
Como fazer – receita de Água Sanitária: Em cerca de 50% da quantidade da água adicione a Barrilha e agite até completa solubilização. Em seguida adicione o Hipoclorito e agite. Complete o volume para 100% com água e agite até completa homogeneização. Carbonato de Sódio 1 Kg + Hipoclorito de Sódio 12% 20 Litros.
Lavar o recipiente com água e sabão e enxaguar; Misturar 2 colheres das de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária* (2,0 a 2,5%) com 1 litro de água e jogar no recipiente.
O carbonato de sódio, ou barrilha leve, é um sal translúcido e branco, utilizado para normalização do pH da água, na produção de vidro e de detergentes.
• Como fazer água sanitária com cloro
BARRILHA LEVE é um sal de carbonato de sódio, branco, higroscópico, que é usado para tratamento de dureza de cálcio e/ou para elevar pH.
Deixe as roupas engorduradas de molho na barrilha de um dia para o outro. Para tal, adicione a solução na máquina de lavar e, em seguida, ajuste-a para "molho". No dia seguinte, quando realizar a lavagem, a gordura deverá sair sem dificuldade.
Sabão líquido deixa menos resíduos na máquina de lavar e economiza água: use a quantidade de produto recomendada na embalagem. Não exagere no amaciante, o excesso de produto pode danificar as peças. Coloque alvejante sem cloro junto com o sabão durante a lavagem, o produto potencializa a limpeza.
Coloque a roupa encardida de molho em 5 litros de água quente + 5 colheres de sopa de sal de cozinha + 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho nesta água por 6 horas. Retire do molho e coloque na máquina para lavar normalmente com sabão e amaciante.
MODO DE FAZER
Se for preciso lavar as roupas no tanquinho, a regra é mais simples ainda: basta deixar o amaciante para o toque final da lavagem. Isto é, só depois de lavar a roupa com sabão, esfregar bem e cobrir a peça com uma água nova - sem nenhum resquício do produto - você deve aplicar o amaciante!
Caso a peça seja nova, o consumidor poderá apresentar a nota fiscal. Ao tratar-se de peça antiga, deve ser feita a cotaçao em três estabelecimentos diferentes que comercializam roupas do mesmo material, para estabelecer um valor para a peça. O prazo para reclamar é de 30 dias.
Passo a passo
Deixe a roupa separada das outras dentro cesto, e comece o passo a passo:
Primeiro pressione levemente o papel toalha para tirar o excesso da graxa na roupa, depois espalhe o talco ou amido de milho sobre a mancha e espere meia hora para que a gordura seja absorvida. Em seguida, escove com cuidado para retirar o pó e a gordura e enxágue com água quente.
Use uma escova de dentes e creme dental para esfregar. Esfregue bem, lave a louça com um pano úmido e depois seque com uma toalha. Repita o processo para clarear as manchas, até que sejam removidas. Se elas não diminuírem, passe para a próxima etapa.
Em um panela ferva água suficiente para cobrir as roupas brancas. Acrescente sabão em pó até a água ficar azul, insira 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe de molho por aproximadamente 6 horas. Após esse período, lave a roupa normalmente. Caso seja na lavadora utilize o ciclo longo.
Então se liga nas nossas dicas:
TEMPERATURA DA ÁGUA As vestimentas que apresentam alto grau de sujidade devem ser lavadas com água quente, temperatura máxima de 70º C e as vestimentas mais limpas lavadas em temperaturas mais amenas, a qual ajuda a manter a coloração da vestimenta.
LAVAGEM
A farda pode ser lavada com máquina com sabão e amaciante, mas o cuidado está em não pendurar ela não sol quente por muito tempo, e por isso secar na sombra.
Recomenda- se lavar com água e sabão neutro, Pode-se lavar na maquina, porém na posição roupas delicadas. Seque o produto a sombra, não utilizando maquinas de secar ou fontes de calor.
Poliéster
Nesses casos o ideal é que a lavagem seja feita a mão, com sabão neutro. Solventes ou produtos a base de cloro não devem ser utilizados. A máquina de lavar pode ser utilizada, mas não é recomendada pois pode diminuir a vida útil da jaqueta. Jaquetas de moto sintéticas não devem passar por lavagem a seco.
Coloque a jaqueta na lavadora e execute o ciclo de centrifugação várias vezes. O processo de secagem de uma jaqueta acolchoada demora bastante tempo, mas você pode acelerá-lo removendo o máximo possível de umidade. Execute dois ou três ciclos de centrifugação para a jaqueta depois do segundo enxágue.