Significado de Pelo menos locução adverbial Utilizada para referir um mínimo de discernimento, de ponderação; no mínimo, ao menos, quando menos: na CPI teríamos pelo menos mais espaço para defesa.
Voltando aos exemplos, a palavra menos foi corretamente utilizada em dois enunciados, são eles: “O melhor é tomar menos refrigerante e mais suco” e “Há menos pessoas hoje do que ontem.” Então, para não errar, lembre-se de que a palavra menos é invariável, logo menas não existe. Portanto, atenção para não se equivocar.
A palavra menas não existe na Língua Portuguesa, portanto, não podemos classificá-la como o feminino de MENOS. Trata-se de uma hipercorreção gramatical que realizamos por conta própria. Havia menas pessoas na festa do que o esperado.
Melhor ou pior são termos empregados geralmente próximos a verbos. ... Na ocorrência de expressões adjetivas com verbos no particípio, utiliza-se a expressão “mais bem”, ao invés do advérbio “melhor”. O uso da expressão é correto nessa situação porque o “mais” se refere à expressão “bem preparado”.
A utilização de melhor ou mais bem é indiferente, estando as duas formas corretas, antes de particípios, quando o advérbio mais modifica o advérbio bem e juntos modificam o verbo no particípio: Este foi o esboço mais bem desenhado.
Ao contrário do que possa parecer, a expressão “mais bem” está correta, a depender da forma em que ela é colocada na frase. O termo “melhor” é comumente aceito, mas em alguns casos precisa obrigatoriamente ser substituído por “mais bem”.
As duas construções estão corretas e podem ser usadas de igual forma na realização de comparações.
Comparativo. No comparativo de igualdade, o segundo termo da comparação é introduzido pelas palavras como, quanto ou quão. No comparativo de superioridade analítico, entre os dois substantivos comparados, um tem qualidade superior. A forma é analítica porque pedimos auxílio a "mais...do que" ou "mais...que".
Como se escreve: doque ou do que? As duas palavras existem na língua portuguesa, mas representam itens completamente distintos. Enquanto que a palavra doque é um substantivo que nomeia uma espécie de macaco asiático, o termo do que é utilizado como uma expressão comparativa ou interrogativa.
adjetivo Que se juntou, uniu, ligou; unido, ligado: pular com os pés juntos. Que está em contato com; colocado ao lado de; contíguo. Que se completa com outros; reunido: sempre estiveram juntos.