Como tratar: A foliculite nas pernas deve ser tratada por meio da limpeza da pele com água morna e sabão neutro, mas também pode ser recomendado pelo dermatologista o uso de pomadas antibióticas durante 7 a 10 dias para combater a causa da foliculite.
Não deve-se espremer nunca o pontinho da foliculite. Não adianta apertar que não vai sair nada. A foliculite não é algo “maduro” pra você estourar. Você pode fazer o ressecamento deles para o fechamento do folículo, como fazemos aqui no espaço Tez (até de maneira vegana).
Bolinha na virilha depois de depilar: 7 truques para nunca mais passar por isso
Foliculite na virilha: como evitar esse problema
Como acabar com a foliculite: 8 hábitos para inserir na rotina de cuidados com a pele (infográfico)
Em geral, um caroço na virilha é um linfonodo (gânglio linfático) que está aumentado devido a uma inflamação ou infecção próxima ao local. O gânglio também pode aumentar em casos de infecção nos membros inferiores, infecções sexualmente transmissíveis, doenças reumatológicas, alergias ou ainda alguns tipos de câncer.
Hidrate após a depilação, seja feita com óleos e cremes à base de macadâmia e aloe vera. Se você tira os pelos com lâminas, lembre-se de descartá-las após o uso, evitando a infecção por bactérias. Uma loção à base de antibiótico e anti-inflamatório, ajuda a evitar inflamações. E não esqueça a hidratação.
Para acalmar a irritação da pele, a Dr. Ana indica água boricada gelada, chá de camomila frio ou até mesmo água termal no local. "Eles tem efeito calmante e anti-inflamatório", diz. Outro cuidado com a gilete é não passar a lâmina mais de duas vezes no local.
Também podem ser usadas pomadas cicatrizantes e analgésicos caso a dor seja muito intensa. Mas lembre-se, a melhor opção sempre é ir ao médico. Além desses cuidados, não exponha a área machucada ao sol para evitar o surgimento de manchas definitivas e evite roupas justas e de tecidos sintético.
Para evitar o surgimento das bolinhas vermelhas, o ideal é sempre realizar a depilação com a pele limpa. Após o procedimento, a dermatologista também indica alguns cuidados: “Usar um produto hidratante sem álcool, parabenos ou fragrância e com princípios ativos calmantes”. Um bom exemplo de ativo é a água termal.
Pele pode demorar uma semana para se recuperar da depilação O uso de cremes depilatórios também requer atenção: é necessário fazer um teste 24 horas para saber se haverá reação na pele. Vale lembrar ainda que a cera quente sensibiliza o órgão por causa do calor, deixando-o vermelha e irritada.