Para ministrar um curso, não basta só gostar do assunto. É preciso ter muito conhecimento e familiaridade com ele – entre outras palavras, ser um expert. Afinal de contas, a sua experiência será o grande diferencial para que o público escolha participar do seu curso, e não de outros.
Escolha os cursos relevantes pra vaga em questão Sobretudo no caso dos cursos livres no currículo, escolha somente aqueles que seriam úteis pra vender sua imagem durante o processo seletivo. O objetivo é demonstrar ao recrutador que sua formação extracurricular contribui pra empresa.
Como montar um curso livre?
Para ter a aprovação do Ministério, ele precisa ter uma carga horária e grade curricular — além de outros detalhes — dentro de certas normas. Isso garante que o aluno tenha acesso a um conhecimento sólido.
Como consultar? O MEC possui um portal chamado Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), que informa sobre todos os cursos técnicos do país registrados no Ministério.
Também conhecido como Educação de Jovens e Adultos (EJA), o supletivo é o ensino voltado ao público que, por algum motivo, teve que interromper os estudos e não concluiu a educação básica. A modalidade, criada pelo governo federal, tem como objetivo promover a inclusão social e o acesso de todos ao ensino.
A Educação de Jovens e Adultos, também conhecida como EJA ou supletivo, é uma modalidade de ensino que te dá a oportunidade de terminar seus estudos de forma mais rápida. É ideal para todas as pessoas que não concluíram o Ensino Médio (ou Fundamental) de forma regular.
Não há nenhuma diferença entre EJA e Supletivo pois trata-se da mesma metodologia de ensino com nomes diferentes. Tanto o EJA quanto o Supletivo possuem o mesmo propósito de oferecer a pessoas que precisaram parar de estudar a possibilidade de finalizar a educação básica.
A importância de fazer o supletivo Enquanto no ensino médio tradicional o aluno precisa de 3 anos para fazer o primeiro, o segundo e o terceiro ano, no supletivo ensino médio o curso completo pode ser concluído em um ano e meio, ou seja, na metade do tempo.