30 dias
Ou seja, a data de concessão das férias é prerrogativa do empregador, sendo que em diversas empresas ocorrem acordos entre os empregados e o empregador, mas isto não é uma obrigação do patrão. Portanto, NÃO, o empregado não tem o direito de escolher quando tirar suas férias.
30 dias
O funcionário recebe o dinheiro das férias até 48 horas antes de parar de trabalhar. O valor recebido é o das férias (que é o valor do salário integral) acrescido de um terço menos os descontos.
O salário pago ao trabalhador quando este entra em férias, também consiste no adiantamento do salário do mês seguinte ao que você entrou de férias. Logo, de forma resumida, você sai de férias e recebe: ... Agora, o próximo salário, será apenas os dias trabalhados no mês de Janeiro, após o retorno de suas férias.
Além da remuneração mensal a qual o trabalhador tem direito durante o período das férias, o empregador deve pagar um adicional que corresponde a 1/3 do salário do empregado. O salário das férias e o adicional de 1/3 devem ser pagos até 2 (dois) dias antes do início das férias.
Dessa maneira, além de receber o 1/3 das férias e o salário do mês, esse profissional terá direito a mais um pagamento pelos dias de trabalho. Mas, o profissional pode vender somente 10 dias, algo conhecido como abono pecuniário, isso está previsto no artigo 143 da CLT.