A criança tem em sua dentição decídua ou primária 20 dentes (incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares – superiores e inferiores – não há na dentição decídua os dentes pré-molares), os chamados dentes de leite. Excetuando casos específicos, eles nascem entre 4 e 7 meses de idade.
Os dentes decíduos são os dentes primários que surgem inicialmente em bebês, e são mais comumente conhecidos como dentes de leite. Há 20 dentes decíduos, listados em baixo: quatro incisivos mediais.
Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
A boca tem ao todo 20 dentes de leite (também chamados de dentes decíduos), 10 deles no maxilar e os outros 10 na mandíbula. Por outro lado, o conjunto total de dentes permanentes é composto por 32 dentes – seis a mais em cada arcada.
Então, quantos dentes nós temos? Normalmente, as crianças têm 20 dentes e os adultos 32 (28 se os dentes do siso forem removidos).
No ser humano, o número varia de 28 a 32 dentes. Se pensarmos no tubarão-branco, o número aumenta 50 vezes: são até 3.
Sistemas de numeração dos dentes O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva.
Aos 3 anos, a criança terá 20 dentes de leite formados, ou seja, a dentição estará completa.