Dez mil passos equivalem a 30 minutos de caminhada e a subida de 12 andares (de 18 a 20 degraus) por dia. Não precisa subir tudo de uma vez, pode ser espaçado ao longo do dia.
Especialistas garantem que basta subir três lances de escada por dia, com cerca de 20 degraus cada, para deixar para trás a turma dos sedentários e se beneficiar com a lista interminável de ganhos proporcionados pelas atividades físicas.
Quando comparado a correr e caminhar, subir escadas queima muito mais calorias, porque envolve todos os músculos abdominais, estimula todos os órgãos, ativa a coluna e reduz o risco de lesões nos joelhos, pernas e tornozelos.
Subir e descer escadas é um bom exercício para favorecer a perda de peso, tonificar as pernas e combater a celulite. Esse tipo de atividade física queima calorias, sendo um bom exercício para queimar gordura e ao mesmo tempo fortalecer as coxas e o bumbum.
Dor da osteoartrite pode atrapalhar o uso da escada Com isso, a dificuldade em flexionar o joelho atrapalha ao subir a escada e a falta de força que geralmente acompanha a doença diminui a estabilidade necessária para descer as escadas”, afirma o ortopedista e especialista em Medicina do Esporte Luiz Fernando Medeiros.
Subir escadas queima cerca de duas vezes mais calorias do que diversas outras atividades físicas e esportivas. Ir pela escada ajuda a reduzir medidas. Subir um degrau queima em média cerca de 0,17 caloria e descer, perto de 0,05.
Não! Pelo contrário, fazer caminhada pode engordar. As pessoas costumam dizer que para emagrecer o importante é fazer qualquer atividade física mas, não é bem assim. É claro que, se você gosta de praticar caminhada, é recomendado que continue.
A caminhada rápida pode queimar entre 300 e 400 calorias em 1 hora, sendo importante que a caminhada ou outra atividade física seja praticada de forma regular para que os resultados se mantenham.
Proteínas magras, gorduras “boas” e carboidratos complexos são os nutrientes que dão conta do recado....
Forre o estôamgo antes: O ideal é fazer uma refeição leve uma hora antes da caminhada. ”Assim, você evita o mal-estar e a má digestão”, orienta a nutricionista Tereza Cibella, da Equilibrium Consultoria, de São Paulo. Uma fruta ou uma fatia de pão integral com queijo ou geleia são boas opções.