“Por conter alto teor de fibra, o damasco seco proporciona saciedade, auxiliando em dietas hipocalóricas. Porém, não se pode exagerar e exceder a quantidade 4 a 5 unidades por dia, pois cada unidade contém aproximadamente 6g de carboidrato e 23 calorias”, acrescenta a nutricionista.
É importante ter cuidado também com as frutas secas, como uva passa, frutos secos, damasco seco, entre outros. Essas frutas são desidratadas e possuem maior índice glicêmico, favorecendo o aumento do açúcar no sangue, além de ser rica em calorias.
A quantidade indicada é de 1 a 2 ameixas frescas por dia, se ela for de tamanho grande. Se forem pequenas a porção aumenta para 3 a 4 unidades. Em relação às ameixas secas, a quantidade pode variar entre 5 a 10 unidades.
Os homens foram convidados a comer 170g por dia, cerca de 15 ameixas secas; as mulheres, 140g diárias, ou uma dúzia. A alta concentração de açúcar na fruta seca faz com que aqueles que estão de dieta geralmente sejam aconselhados a se limitar a apenas 30g por dia.
Como fazer Picar as ameixas secas e colocá-las em uma xícara com água. Depois cobrir a xícara e deixar repousar durante toda a noite. Na manhã seguinte, tomar somente a água, aproveitando a ameixa para outra receita. Esta água também é uma boa opção para dar para soltar o intestino do bebê.
Estudos mostram que a ameixa é fonte de carboidratos, composto bioativos, e dos minerais cálcio, potássio, boro e magnésio, que além de equilibrar a função intestinal, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, melhora a densidade óssea e tem alto poder antioxidante.
A água de ameixa é o medicamento natural mais indicado para esses casos, pois a fruta é rica em fibras que agem diretamente na hidratação das fezes e alívio da constipação intestinal.
Basta ferver aproximadamente 90 ml de água filtrada com quatro ameixas secas. Fique atenta à temperatura do chá – geralmente servido na mamadeira – antes de servir ao bebê. Em casos de alimentação somente com o leite materno, o melhor é dar a água de ameixa por colher ou, em outros casos, um copinho.
Modo de preparo Pegue uma jarra e coloque toda a água, logo em seguida, acrescente as ameixas de uma só vez. O passo seguinte da receita é colocar o recipiente na geladeira e deixar descansar até o dia seguinte. A indicação é tomar um copo da água de ameixa por dia, logo no período da manhã.
Ameixa seca ajuda a emagrecer e desinchar
No início, devem-se dar apenas as papinhas de frutas porque são doces e não necessitam de açúcar, dando preferência para frutas de fácil digestão e sem casca, como maçã, pera e mamão e, em seguida, podem-se inserir as papinhas salgadas, feitas com legumes e ir evoluindo gradualmente, adicionando-se carne, peixe ou ...
Bebês abaixo de 6 meses não devem receber sucos de fruta. Sucos de fruta diluídos (uma parte de suco para 10 partes de água) podem ser oferecidos à criança com as refeições após os 6 meses.
Algumas receitas de sucos para bebês
Neste momento a maioria dos bebês toma 180ml a cada 4 ou 5 horas. Alguns médicos recomendam esperar para dar suco de frutas ao bebê até que possam segurar um copinho. Outros aconselham que comece com suco dos 4 a 6 meses, mas deve limitar o suco a poucos ml por dia.
Mas ainda que o suco de laranja seja bom, o consumo da fruta fresca é o mais recomendado. "Três gomos de mexerica, ou 1/4 de laranja, são suficientes para melhorar a absorção do ferro, o que prova que o suco da fruta é desnecessário até um ano de idade", reforça a nutricionista.
Modo de preparo: Esprema a laranja lima higienizada em um coador e tome cuidado para não deixar passar as sementes. 2. Se preferir, acrescente um pouco de água para deixar o sabor mais suave.
Laranja pêra, laranja lima, laranja bahia......
?? A maçã é um dos alimentos com alto risco de engasgo na fase inicial da introdução alimentar. Por isso, quando for introduzi-la, que seja sempre oferecida cozida (no vapor, fervida ou grelhada) e crua em fatias bem finas caso o bebê já saiba mastigar bem.
Só retirar a polpa e oferecer. Não precisa fazer mais nada, nem retirar as sementes. Elas são pequenas e escorregadias e não são perigosas. O bebê não irá se engasgar com elas.