“Por conter alto teor de fibra, o damasco seco proporciona saciedade, auxiliando em dietas hipocalóricas. Porém, não se pode exagerar e exceder a quantidade 4 a 5 unidades por dia, pois cada unidade contém aproximadamente 6g de carboidrato e 23 calorias”, acrescenta a nutricionista.
Parte 2 de 3: Plantando as sementes ou mudas
No Brasil, apesar do cultivo em escala comercial ser praticamente inexistente, é possível encontrar o fruto fresco.
O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920.
O damasqueiro é uma árvore de pequeno porte, com altura variando entre 3 e 6 metros, com tronco robusto e casca castanho-escuro; copa arredondada, folhas ovais (cordiformes) e pecíolo avermelhado; flores solitárias brancas ou rosadas. ...
Ricos em antioxidantes: Ótima fonte de vitamina C e vitamina A, o damasco fornece 20% das necessidades diárias por porção. Saúde do Coração: O beta-caroteno pode prevenir doenças cardiovasculares. Ele ajuda a evitar a oxidação do colesterol LDL e a desintoxicar o sangue.