Como mencionado acima, você poderá escolher dois cursos , na mesma faculdade ou em faculdades diferentes. A dica é: Escolha um curso que você realmente gostaria de fazer, evite se inscrever para uma vaga qualquer só porque a nota de corte é baixa.
Escolha um curso que deseja realmente cursar, a segunda opção não pode ser uma escolha aleatória. O estudante precisa ter em mente que, se ele for aprovado na sua segunda opção, não poderá participar da lista de espera da primeira opção.
Posso escolher qualquer universidade e curso no Sisu? No site do Sisu, enquanto o período de inscrições estiver aberto, o candidato pode escolher até duas opções de cursos em qualquer universidade federal ou estatual que tenha interesse e esteja participando do programa.
Na inscrição, é possível selecionar dois cursos de sua escolha (em ordem de preferência). Essas opções podem ser alteradas durante o período de inscrição. Veja um passo a passo mais detalhado de como se inscrever no Sisu.
Para entrar no Sisu, você deve ter participado do Enem na edição pedida naquele processo seletivo e fazer a inscrição pela internet, escolhendo duas opções de curso entre as vagas disponíveis. É importante ficar de olho nos prazos, pois o período de inscrições costuma ser breve.
A nota de corte do Sisu é a menor nota necessária para ter a chance de ficar entre os selecionados para a vaga desejada. Ela é calculada automaticamente, uma vez por dia, com base no número de vagas existentes e na quantidade de candidatos que concorrem àquela vaga, naquela modalidade de concorrência específica.
É a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que os candidatos podem escolher duas opções de curso, nas instituições que quiserem, desde que integrantes da relação participante. Depois de preencherem o cadastro,basta aguardar a análise das notas e acompanhar os resultados.
Quem tira uma boa nota no Exame tem chances de entrar em uma universidade sem precisar fazer o vestibular, conseguir bolsas de estudo e até financiar uma faculdade privada. Assim que o resultado do Enem é divulgado, vários processos seletivos abrem inscrição.
Enquanto o vestibular possibilita entrar em uma instituição específica, o Enem oferece oportunidades maiores, como concorrer a uma vaga do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), ou fazer um financiamento estudantil, como FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).