Atualmente, tem pouco menos de 5 mil pessoas certificadas com o CEA em todo o Brasil, e isso mostra o quanto o mercado financeiro ainda está carente de profissionais nessa área. A prova é composta por 70 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas. Para conseguir a aprovação será necessário 70% de acertos.
A quem se destina:
Como foi dito ao longo do artigo, o Especialista em Investimentos é um profissional certificado pela ANBIMA. Isso significa que é necessário passar no exame realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.
Para obter a certificação CEA é preciso fazer a prova da Anbima e atingir no mínimo 70% de acertos. No total a prova contem 70 questões, sendo necessário acertar 49 para obter a aprovação. Deste modo, a prova do CEA tem duração de 3h30 e pode ser agendada no site da Anbima.
Para se tornar uma Analista Fundamentalista, que atua a partir da análise e avaliação de companhias na economia, é preciso tirar a certificação CNPI. Já para ser um Analista Técnico, que reconhece oportunidades de investimento a partir da leitura de padrões gráficos, a CNPI-T é a certificação indicada.
O analista de investimentos é o profissional que oferece recomendações sobre a compra, venda ou manutenção de ativos financeiros — ações, títulos de renda fixa, entre outras aplicações — a partir de análises de oscilações do mercado e do estudo de empresas, bem como as condições da economia.
A Ancord é uma entidade de classe que congrega corretoras, distribuidoras de aplicações financeiras e agentes autônomos de investimento. Desde 2002 a Ancord é autorizada pela CVM a realizar o exame de certificação para agente autônomo de investimentos, já tendo habilitado mais de 13.
R$460,00
Para obter a certificação AAI, como você já sabe, é preciso ser aprovado na prova da Ancord. Para realizá-la, é preciso realizar um cadastro prévio no site da associação, pagar uma taxa de inscrição e agendar data e local para realização da prova. O resultado é divulgado alguns dias após a realização do exame.
Para tirar a CFP, é preciso atender aos padrões mundiais da certificação, também chamados de 4 E's:
De acordo com regulamento da CVM, o interessado em se tornar um AAI – agente autônomo de investimento – precisa:
Para exercer a profissão de agente autônomo, é preciso ser aprovado em um exame de certificação realizado pela Ancord (a associação nacional de corretoras e distribuidores).
Por ser um profissional autônomo, sua remuneração não é fixa e depende, principalmente, de dois fatores: as regras da corretora (como a XP Investimentos) e a carteira de clientes do AAI. O primeiro item é uma negociação do escritório ao qual o assessor está vinculado diretamente com a corretora.
Atualmente, mais de 180 mil pessoas possuem a CFP e quase 5000 destas são brasileiras. Abaixo, conheça mais sobre essa certificação.
Melhor curso de CFP Dentre as diversas opções hoje disponíveis, ganha destaque o Preparatório Certificação CFP, desenvolvido pela EXAME Academy em parceria com o Mundo Financeiro, duas das mais prestigiadas plataformas de educação voltadas ao mercado financeiro no Brasil.
Pode ser realizada em apenas um dia ou em módulos, que devem ser completados em até 24 meses. O tempo de duração do exame é de 7 horas e 5 minutos. O preço da certificação CFP é R$ 1.
A Certificação CFP® (Certified Financial Planner) é uma certificação internacional de distinção, de caráter não obrigatório, que prepara o profissional para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal.