As Diretrizes Nacionais do Ministério da Saúde para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue preconizam como ideal a disponibilidade de um agente para cada 800 a 1.
O Agente deve identificar regiões que sejam mais vulneráveis para o surgimento e transmissão de doenças. Ele deve ser capaz de observar essas zonas de risco e planejar a sua ação para reduzir o risco associado a elas. Também é interessante que o Agente tenha noções de cartografia, isto é, que saiba ler mapas.
desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco- acompanhar, ...
II – o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.”.
RESUMO: A instrumentalidade do Serviço Social é uma propriedade da profissão que possibilita o atendimento das demandas e o alcance de objetivos por meio da objetivação das intencionalidades profissionais.
Considera como ações profissionais as atribuições que viabilizam as respostas dos assistentes às requisições colocadas pela instituição empregadora como parte da prestação de serviços sociais. ... Para Sarmento (2013), a dimensão técnico-operativa refere-se ao fazer do assistente social no cotidiano profissional.
Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
A dimensão Técnico – Operativa é a capacidade de entendimento sobre os Princípios desta dimensão; os Instrumentos e Instrumentalidade Profissional; Processos de Trabalho; Planejamento, avaliação e execução de políticas e serviços sociais; Processos de Pesquisa entre outros elementos que compõe o exercício profissional ...
O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos, familiares e culturais (CFESS, ...
Para consolidá-lo o Assistente Social deve se valer de operações técnicas de sua escolha, desde que estejam alicerçadas em seus fundamentos teórico-metodológicos e respeitem o seu projeto ético-político. Assim, percebe-se que durante a realização de um Estudo Social o “para quê” dita o “como fazer”.
ESTUDO SOCIAL QUE REVELA QUE OS DIREITOS E INTERESSES DA CRIANÇA ESTÃO BEM ATENDIDOS PELO GENITOR. POR OUTRO LADO, PRESERVAÇÃO DA SEGURANÇA E EDUCAÇÃO DO INFANTE. ... Em se tratando de ação de guarda, o bem-estar e o melhor interesse da criança são valores cardeais que devem nortear a prestação jurisdicional.