51
O Evangelho de João pode ser dividido em quatro seções: um prólogo (João 1:1-18), um Livro dos Sinais (João 1:19-50), um Livro da Glória (João 13:1-20,31) e um epílogo (21).
(Ester 3:13-15; 4:1, 5) Com a ajuda de Mordecai, seu primo mais velho, Ester revelou o plano ao seu marido, o rei Assuero, mesmo correndo risco de vida. (Ester 4:10-16; 7:1-10) Daí, o rei Assuero permitiu que Ester e Mordecai emitissem um outro decreto, autorizando os judeus a se defender. ... — Ester 8:5-11; 9:16, 17.
Império Aquemênida
O Versículo 5, do Capítulo 4 do livro de Ester, que se segue para análise, relata a preocupação dela para com o seu povo, em razão da lei: “Então Ester chamou a Hataque, um dos eunucos do rei, que este lhe dera para a servir, e lhe ordenou que fosse a Mordecai para saber que era aquilo e o seu motivo”47.
Mardoqueu ou Mordecai (em hebraico: מרדכי) é um personagem bíblico que surge no Livro de Ester. ... Era primo de Ester que era filha de Abiail, tio de Mordecai e, pela morte dos pais desta, a adotou, criando-a como filha.
Purim (פּוּרִים, plural de פּוּר pûr, "sorteio" em hebraico, do acadiano pūru) é uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Aquemênida tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros do Tanach.
Purim é a festa judaica que celebra a salvação dos judeus do extermínio na Pérsia antiga. Perseguidos por Hamã, ministro-chefe do rei persa Assuero, os judeus contaram com o papel fundamental de Ester, judia e esposa do rei, para escaparem ao extermínio planejado por Hamã.
Adar (hebraico: אֲדָר) é o 12º mês e, nos anos embolísticos, também o 13º mês do calendário judaico. O calendário judaico é lunissolar com meses lunares que começam na lua nova e anos trópicos que seguem as estações. Adar é o último mês do ano religioso com 29 dias (nos anos normais).
Nissan (no hebraico נִיסָן, do acadiano nisānu, do sumério nisag "primeiros frutos") é o primeiro mês de 30 dias do calendário judaico religioso (sétimo mês do calendário civil), que se inicia com a primeira lua nova da época da cevada madura em Israel.
Pelo calendário judaico, estamos no ano 5780. E, de acordo com ele, o ano novo é celebrado no fim de setembro, durante o chamado mês de Tishrei.