Por isso, o terreno precisa ser seco para evitar todos os problemas que a lama traz ao gado. Em terceiro lugar, sobre o tamanho, segundo recomendação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o ideal é ser de 2 metros quadrados por cabeça. A lotação ideal é de, no máximo, 300 cabeças por curral.
Como construir um curral eficiente para manejo do boi?
Aqueles com 3,00 m são destinados às cercas internas do curral e os com 3,30 m às externas, devendo ser enterrados à profundidade de 1,00-1,15 m, respectivamente. Os palanques são utilizados também no brete, apartadouro e embarcadouro.
2.
Ele deve ter entre 80 e 90 cm de largura, dependendo do tamanho médio dos animais. Quando menos inclinada for a rampa do embarque, melhor.
Seu comprimento deve ser em torno de a 12 m (dependendo do número de animais que vão entrar no tronco), sua altura de 90 cm, a largura inferior de 25 cm e a largura superior de 35 cm (para ovinos lanados a largura inferior de 30 cm e a largura superior de 50 cm).
A seringa é a estrutura do curral que tem a função de facilitar a entrada dos animais no tronco coletivo ou no embarcadouro. Ela pode ter formato triangular ou circular, cujas laterais levam a uma passagem estreita, onde os animais devem entrar enfileirados, um a um.
O primeiro passo na construção de um curral é fazer as marcações e cavar os buracos onde serão colocados os mourões. Esses buracos devem ter 1,20 m de profundidade e os mourões devem medir aproximadamente 3,40 m, com isso teremos um curral de 2,20 m de altura.
Tronco de Contenção para Equinos, fabricado em aço carbono. Dimensões 250cm altura X 220cm comprimento X 90cm largura.
Quando abordamos sobre a altura, a do embarcador de gado deve ser de 2 metros. Uma sugestão de extensão para o corredor é de 70 metros, por exemplo. A largura precisar ter espaço suficiente para o boi de maior porte da sua propriedade passar com conforto.
De maneira geral, arames farpados têm carga de ruptura entre 250 e 350 kgf (quilograma-força). Por sua vez, arames lisos apresentam resistência bem maior. Modelos como Belgo Z-700® e Belgo ZZ-700®, com carga de ruptura de 700 kgf, por exemplo, são capazes de segurar até um elefante.
Local de contenção ou imobilização de animais com objetivo de alguma prática de manejo como, seleção, aplicação de vacinas e medicamentos, ou seja, tratamentos profiláticos e higiênicos.
Os troncos de contenção, também conhecidos por bretes, são equipamentos especialmente projetados e construídos para a contenção ou imobilização completa de um bovino, de maneira que se possa realizar qualquer procedimento, com total segurança para o operador e para o animal.
Localizado no curral, o brete é uma instalação para contenção dos animais no manejo sanitário, permitindo a saída para a área externa ao curral ou para o embarcadouro. ... Num dos lados do brete, deve ser localizada uma bancada com 0,50 m de altura, para locomoção do operador no manejo do rebanho.
Um curral é um cercado para confinar animais de criação ou gado. Pode ser construído de madeira, pedra ou pau-a-pique, coberto ou não.
1 Lugar cercado em que se junta e recolhe o gado; estábulo, presépio, redil. 2 pej Casa tosca e imunda. 3 Armadilha para apanhar peixe; caiçara.
O curral é formado pela combinação de várias estruturas que devem ser dimensionadas e distribuídas no espaço de forma a facilitar o trabalho com os bovinos. A maior parte de um curral é ocupada por estruturas que servem para a recepção, acomodação e separação dos animais.
É um curral em formato inteligente e funcional, como uma seringa em forma de lua, que imita o movimento circular dos animais, dando a impressão aos animais de que estão sempre voltando ao mesmo lugar, razão pela qual um dos benefícios do curral antiestresse é sugestionar o animal e, com isso, mantê-lo calmo.
Este modelo de curral diminui bastante a ansiedade, evita aglomerações e a necessidade de gritos, ou do uso do bastão, que pode ocasionar lesões no animal”, relata o produtor rural, revelando que, atualmente, o curral antiestresse é responsável por 90% do total do faturamento da empresa.
Por isso, um bom curral para gado de leite precisa ser:
O pastejo das vacas dura, no máximo, um dia e deve-se ter, no mínimo, 30 piquetes. Calcula-se o tamanho de cada piquete em 50 metros quadrados por vaca por dia. A quantidade de vacas na propriedade é a chave para determinar o tamanho dos piquetes.
Segundo a zootecnista, no Brasil não há um padrão estabelecido de área por animal no confinamento. “A média disponibilizada pelos produtores é de 8 a 12 m²/animal, mas não existe um consenso, sendo recomendado por técnicos de 8 a 50 m²/animal”, aponta.