Veja na imagem a seguir o Cloroplasto. No tilacoides ocorre a fase clara da fotossíntese e a fase escura ocorre no estroma.
A fase escura - ocorre dentro do cloroplasto, no estroma. Nesta fase ocorre a fixação de carbono. Fixação de carbono: Unem-se o CO2 que a planta absorve do ar e o H2 (proveniente do NADPH2), dando origem à glicídios. Essa fase só acontece pois faz uso das moléculas de ATP produzidas na fase clara.
Assim, a fotossíntese ocorre a transfomação de energia luminosa em energia química, armazenada no ATP. Na fase clara, ocorre formação de ATP e NADPH2 que fornecerão, respectivamente, energia e elétrons para a fase escura, na qual a glicose é formada.
Fase clara A absorção de luz solar e a transferência de elétrons ocorre através dos fotossistemas, que são conjuntos de proteínas, pigmentos e transportadores de elétrons, os quais formam uma estrutura nas membranas dos tilacoides do cloroplasto.
04 – (UFU MG/2013) A fotossíntese das plantas pode ser dividida em quatro etapas: absorção de luz, transporte de elétrons, produção de ATP e fixação de carbono.
Resposta. Explicação: A energia proveniente da luz solar energiza um elétron da clorofila (que obtém esse elétron da água e gera O2 como subproduto), capacitando-o a se mover por uma cadeia transportadora de elétrons, aonde vão perdendo a energia produzindo ATP.
Nessa etapa a fixação de três moléculas de CO2 a três moléculas de ribulose 1,5-bifosfato dará origem a seis moléculas de gliceraldeído 3-fosfato. ... Por meio da fotossíntese, as plantas convertem a energia solar em energia química, utilizando-a para a produção de moléculas orgânicas.
Nas membranas dos tilacoides (membranas internas do cloroplasto). As matérias-primas são a energia luminosa (captada pela clorofila e transferida como energia química em moléculas de ATP) e a água.
A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por este motivo é que é chamada de “Reação de claro”. Na fotoquímica acontecem dois processos básicos: a fotólise da água e a fotofosforilação. ... A substância que sofre fotofosforilação na fotossíntese é o ADP, formando ATP.
Fotossíntese: fase clara ou etapa fotoquímica Essa captação resulta na degradação da molécula de água, processo denominado fotólise da água (do grego photo = luz + lysis = quebra). Nele há liberação de íons de hidrogênio (H+), elétrons (e–) e oxigênio (O2), que é liberado para o meio ambiente.
Em todos os dois processos, os elétrons cedem energia, que é utilizada para a síntese de ATP por de fosforilação – processo em que adiciona um fosfato rico em energia no ADP (adenosina di-fosfato). Os produtos gerados nessa etapa são ATP, O2 e NADPH.
O destino dos produtos finais da fotossíntese é variado, dependendo do organismo e das suas necessidades imediatas. Podem ser utilizados na respiração celular, fornecendo energia aos processos vitais ou podem ser convertidos em moléculas orgânicas de vários tipos.
Na fotossíntese, as células das plantas capturam a luz solar, convertendo a energia do Sol em energia química e juntando gás carbônico e água para formar açúcares.
As plantas fabricam seu próprio alimento. Absorvem a luz solar e um gás, o gás carbônico. A luz solar e o gás carbônico unem-se à água e a um elemento químico das plantas, a clorofila. Tudo isso constitui o alimento da planta, um açúcar chamado glicose.
As plantas precisam de três ingredientes básicos para realizar a fotossíntese: a luz solar, a água e o gás carbônico (CO2).
Os organismos fotossintetizantes (autotróficos) captam a luz solar, transformam em energia química, produzem os compostos orgânicos a partir de água e dióxido de carbono e liberam oxigênio no ambiente.
A glicose produzida, substância muito energética, torna-se disponível para outros seres vivos. Mesmo os animais carnívoros dependem da fotossíntese, pois comem outros animais que alimentam-se de vegetais. O oxigênio, liberado para a atmosfera, garante a respiração aeróbica dos próprios vegetais e animais.
Resposta. As estruturas são as organelas Cloroplastos. Já as moléculas se tratam da clorofila.