Lista dos 134 bairros, distritos e localidades no município de Criciúma (SC)
Criciúma é um município brasileiro situado no estado de Santa Catarina, Região Sul do país, na mesorregião do Sul Catarinense, microrregião de Criciúma.
Origem do nome: Segundo a tradição, é originário de um capim chamado Criciúma, existente em grande quantidade, às margens do rio do mesmo nome.
História. A fundação de Criciúma deu-se no ciclo da imigração européia do século XIX, com a chegada das primeiras famílias de imigrantes - 139 pessoas, procedentes das regiões de Veneza e Treviso, na Itália. Esses imigrantes desbravaram a região, enfrentando toda sorte de dificuldades.
A data oficial de colonização do município é 6 de janeiro de 1880. Foi quando integrantes de 22 troncos familiares do Norte da Itália chegaram às terras que, inicialmente, pertenciam a Tubarão. Pouquíssimo tempo depois, Criciúma passou a ser um distrito de Araranguá, município que acabava de se emancipar.
Quem nasce ou reside na cidade de Criciúma é chamado de Criciumense. O estado Santa Catarina possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sul do Brasil. A capital do Estado Santa Catarina é Florianópolis. Quem nasce ou mora no Estado Santa Catarina é chamado de Catarinense.
Manezinho é o gentílico popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Brasil.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Santa Catarina
215.
Quatro pessoas acabaram presas em um apartamento com R$ 810 mil após terem recolhido parte do valor deixado. O grupo deixou Criciúma a bordo de 10 veículos, que seriam localizados horas depois em um milharal, no município de Nova Veneza.
Cinco maiores assaltos do Brasil:
Uma onda de crimes e terror assolou Criciúma entre o fim da noite de segunda-feira, dia 30, e início da madrugada de terça, dia 1, quando um grupo criminoso armado com fuzis de grosso calibre assaltou a agência do Banco do Brasil, na área central do município, estourou vidraças de lojas e também atingiu o batalhão da ...
Naquela época, lá em 1880, as câmeras fotográficas já existiam (elas foram inventadas em 1826) e algumas até já tinham chegado ao Brasil, mas não em uma cidade que acabava de dar seus passos iniciais. O tempo passou, muitas fotos foram tiradas e infelizmente, muitas também foram perdidas.