Relação dos 170 bairros e 9 distritos que compõem o município brasileiro de Dourados, localizado no Estado de Mato Grosso do Sul.
Tudo indica que o lugar escolhido para a efetivação do Distrito Policial de Dourados, no final do século XIX, em um ponto que já havia uma aglomeração de pessoas e um lugar de encontro dos fazendeiros e dos agregados da região. E que o nome denominado e escolhido foi o mesmo do Rio dos Dourados.
A vila se desenvolvia quando, pelo decreto estadual de nº 30 de 20 de dezembro de 1935, foi oficialmente criado o município de Dourados, desmembrado de Ponta Porã. ... A Colônia Agrícola Nacional de Dourados atraiu para a região muitas levas de imigrantes (japoneses principalmente) e brasileiros, que cultivavam café.
Aquidauana: a porta de entrada para o Pantanal sul-mato-grossense. Campo Grande (MS) - A palavra “Aquidauana” vem do vocabulário dos índios da etnia Guaicuru, que significa rio estreito. A região possui vários rios que estão entre os mais piscosos do país, como o rio Aquidauana, que é o principal e dá nome à cidade.
Os indígenas foram os primeiros habitantes do local. As aldeias Jaguapiru e Bororó foram a maior reserva indígena urbana do Brasil, com mais de 13 mil índios das etnias guarani, kaiowá e terna.
Em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradas do município de Ponta Porã, através do Decreto nº 30 do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa foi criado o município de Dourados.
O primeiro representante do poder executivo e prefeito do município foi João Vicente Ferreira (entre 1935 e 1937).
Dourados se mantém como segunda cidade de MS, com 222,9 mil habitantes, segundo o IBGE. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira, 28, no Diário Oficial da União, as estimativas da população pela data de referência de 1º de julho de 2019.
Maior cidade do interior de MS, Dourados comemora 85 anos hoje.
Sua população no ano de 2010 era de 196.
Lista de municípios de Mato Grosso do Sul por população (2016)
Os municípios do Estado do Mato Grosso do Sul
Os 79 municípios do estado estão distribuídos em uma área de mil quilômetros quadrados. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada é de 2,6 milhões de habitantes. As cidades mais importantes são: a capital Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.
Mato Grosso do Sul é um dos estados da região Centro-Oeste. Faz divisa com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e também com o Paraguai e Bolívia. Sua área é de km² e possui 79 municípios.
Em 2020, as 10 cidades mais populosas passaram a concentrar 61,4% da população. “Campo Grande lidera, com estimativa de 906 mil habitantes, o que é um número importante para a Capital, seguida por Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.
Em 1580, Juan de Garay fundou Santiago de Xerez, o primeiro núcleo urbano espanhol em terras sul-mato-grossenses. Logo após, entretanto, a cidade seria arrasada pelos índios guaicurus. Em 1631, os padres jesuítas espanhóis ergueram treze povoados formados por índios catequizados no território sul-mato-grossense.
A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo demorado em que foram levados em consideração aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais. Enquanto o Sul do estado tentava a divisão, o norte endurecia e barrava as intenções sulistas.