A proposta do campo de experiência “o eu, o outro e nós” Busca-se desenvolver a consciência cidadã, incentivando a criação de vínculos sociais fortes e baseados no respeito. Ao entender-se melhor, a criança se fortalece enquanto indivíduo e estará mais apta, também, a aceitar as diferenças nas relações.
Os campos de experiência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) têm como objetivo o desenvolvimento da criança e a centralização do aprendizado no aluno. A BNCC, em fase de implementação, define as diretrizes para o campo da educação básica brasileira.
As 8 áreas do conhecimento
A formação é uma parte do currículo que engloba cursos de longa duração, ou seja, com carga horária a partir de 100 horas. Isso inclui pós-graduação (especialização, MBA, extensão, mestrado ou doutorado), graduação, ensino técnico, ensino médio e ensino fundamental, alinhados ao objetivo profissional.
São cursos de rápida duração que têm foco em uma área de atuação específica. Nessa modalidade, os pré-requisitos de escolaridade variam de acordo com o curso escolhido (vão desde ensino fundamental incompleto até o nível superior completo).
São as ciências que têm a Matemática, a Química e a Física como peças fundamentais dos seus estudos. Além das 3 áreas básicas e todas as suas subdivisões, tais como Física Quântica e Físico-Química, entre as ciências que também são consideradas exatas temos: Astronomia, Estatística, Ciência da Computação e Arquitetura.
A área de humanas tem foco em estudar a sociedade, a cultura e as relações sociais. Ela olha o mundo com por um viés mais reflexivo. Já a área de exatas utiliza o raciocínio lógico para solucionar problemas e testar hipóteses, ou seja, ela vê o mundo com um olhar mais pragmático.
Humanas: Linguística, Artes Plásticas, Cinema, História, Direito, Relações Públicas, Ciências Sociais, Ciência Política, Comunicação Social, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Pedagogia, Teologia, Artes Cênicas.
Cinco dicas para estudar matérias de exatas
Geralmente, os alunos com essas características em História, Geografia e Línguas, por exemplo, têm maior afinidade com Humanas. Da mesma forma, aqueles que têm melhor desempenho com Matemática, Física e Química, estão mais atrelados à Exatas. Pode ocorrer, também, de uma pessoa ter um bom desempenho em ambas as áreas.