O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas. Formadas por rochas permeáveis, essas formações geológicas transmitem água (muitas vezes potável) para poços e nascentes.
Guarani
Além das riquezas naturais já conhecidas, a região amazônica conta com um tesouro subterrâneo. Trata-se do SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. O maior de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água.
Quantos litros de água há nos oceanos? Quantos litros de água há nos oceanos? Na matemática das águas, os números são os seguintes: 71% da superfície do planeta Terra são ocupados por água. Deste percentual, 97% constituem água do mar, o que equivale a pouco mais de 1,368 bilhão de quilômetros cúbicos.
O oceano tem aproximadamente: 26 septilhões e 700 sextilhões de gotas d'água. E imaginar que no Universo todo existem por baixo mais de 70 (setenta) septilhões de estrelas, espalhadas por bilhões de Galáxias!
Verificado por especialistas Um litro d'água existem 20000 gotas. Para sabermos quantas gotas existem em 1 litro de água, podemos utilizar a Regra de Três Simples. Para isso, podemos utilizar a informação de que em uma gota de água existem 0,05 mililitros de água.
Em 2017, o consumo total de água, que corresponde à água utilizada menos a água que retorna para o meio ambiente, foi de 329,8 trilhões de litros.
A distribuição da água no Brasil ocorre de maneira irregular, pois há localidades pouco povoadas e com muitas reservas e outras com uma relação inversa. São conhecidos os números da distribuição da água no mundo. Apenas 3% de todos os recursos hídricos existentes no planeta são de água doce própria para consumo.
Mato Grosso é um dos lugares com maior volume de água doce no mundo. Considerado a caixa-d'água do Brasil por conta dos seus inúmeros rios, aquíferos e nascentes.
Ao longo do ano, o Brasil envia ao Exterior cerca de 112 trilhões de litros de água doce, segundo dados da Unesco — o equivalente a quase 45 milhões de piscinas olímpicas ou mais de 17 mil lagoas do tamanho da Rodrigo de Freitas.
O USO URBANO O abastecimento urbano é responsável por 9% do consumo de água no país. O volume populacional cresceu, e consequentemente, a demanda de consumo e o desperdício de água também.