408 anos
Ilha de lendas e mistérios, a capital maranhense completa neste sábado (8), 400 anos. Os títulos de Atenas Maranhense, Capital do Reggae, Ilha do Amor, Capital Brasileira da Cultura e Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, revelam a peculiaridade desta cidade única, chamada São Luís.
Exposição Virtual “197 anos da Adesão do Maranhão à Independência” ... Somente em 28 de julho de 1823, quase um ano depois da emancipação do Brasil, o Maranhão aderiu a Independência. A partir desse acontecimento, o Maranhão deixa de ser Estado Colonial de Portugal para se constituir em Província do Império do Brasil.
28 de julho
Conforme decreto do Governo do Estado, dentre as diversas medidas adotadas para o enfrentamento ao avanço da COVID-19,o feriado de Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, celebrado em 28 de Julho, será antecipado para esta sexta-feira (26/03).
- A Batalha do Jenipapo foi o mais trágico e também o mais simbólico de todos os confrontos da Guerra de Independência- disse, em referência ao desafio de manter a unidade territorial. A batalha reuniu piauienses, cearenses e pernambucanos contra os portugueses fiéis à Coroa.
13 de março de 1823
Os documentos datados entre 1608 até o século XIX referem-se aos seguintes grupos indígenas em solo piauiense: Acroás, Anapurus, Araiozes, Aranhis, Aruás, Cariris, Guanarés, Gueguês, Jaicós, Pimenteiras, Potiguaras, Potis, Tabajaras, Tacarijus, Timbiras, Tremembés e Xerentes.
Oeiras
Corrente (Piauí)
Teresina tornou-se capital do Piauí no dia 16 de agosto de 1852, sucedendo Oeiras. A segunda capital piauiense foi escolhida sede do governo porque está próxima a navegabildiade dos rios e ao então comércio de Caxias, no Maranhão, considerado o principal da época.
O Município possui uma área de 1.
Teresina tem suas raízes na Barra do Poti, onde, em 1760, já havia um aglomerado de fogos, ou seja, casas habitadas por pescadores, canoeiros e plantadores de fumo e mandioca. Foi fundada em 16 de agosto de 1852 com a designação de Vila Nova do Poti.