bairro da Prata
Onze de outubro
11 de outubro de 1864
11 de outubro de 1864
Mas é por "Rainha da Borborema" que Campina Grande atende oficialmente. Isso porque ela está situada no Planalto da Borborema. Fala-se que a origem do povoado data de 1º de dezembro de 1697, quando índios Ariús, liderados por Teodósio de Oliveira Lêdo, capitão-mor dos Sertões, ocuparam o "sítio da Campina Grande".
No dia 6 de abril, Campina Grande passou a ser chamada oficialmente de Vila Nova da Rainha, em homenagem à Rainha Dona Maria I. Apesar da mudança de nome, os habitantes locais continuaram a chamar o lugar de Campina Grande, e somente em textos oficiais e formais o nome Vila Nova da Rainha era utilizado.
O Planalto da Borborema, também chamado de Serra da Borborema, é uma região serrana que está localizada no nordeste do Brasil. Devido sua altitude, essa formação geológica impede que a umidade e as precipitações vindas do oceano avancem para o interior do Nordeste.
Significado de Uacanga substantivo feminino [Botânica] Árvore palmácea (Geonoma princeps).
Alguns estudos atribuem as origens do planalto ou serra da Borborema aos efeitos do clima. Ao longo de milhões de anos, as intempéries teriam moldado o relevo acidentado dessa região, formada pelas terras altas que dão um ar montanhoso a porções do interior de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
O termo «serra da Borborema» é utilizado sobretudo para indicar as várias porções do planalto nos estados onde estão tais contrafortes montanhosos e seus vales, que são formados por rochas antigas do Escudo Brasileiro.
A Serra é um dos pontos culminantes para a seca do Nordeste, pois é uma barreira natural, a qual impede a passagem de massas úmidas vindas do Oceano Atlântico, que ao se elevar, resfriam e provocam chuvas orográficas, ou seja, as nuvens carregadas não conseguem passar pelo Planalto, precipitando nos paredões de ...
as altitudes mais elevadas ao longo da faixa litoranea , principalmente as encostas ingrimes do planalto da Borborema ,em que se estende desde o RN ate AL, funcionam como uma barreira aos ventos umidos que sopram do oceano.
As secas prolongadas no Sertão Nordestino são oriundas, muitas vezes, da elevação da temperatura das águas do Oceano Pacífico, esse aquecimento é denominado pela classe cientifica de El Niño, nos anos em que esse fenômeno ocorre o Sertão sofre com a intensa seca.