três anos
Verdadeiramente, os crimes não prescrevem; o que prescreve é a possibilidade de instauração ou continuação de um processo penal ou ainda, noutros casos, a execução da sanção aplicada. «Prescrição dos crimes» é uma expressão genérica e pouco rigorosa que se pode referir aos procedimentos penais ou às penas.
O prazo prescricional normal para um crime com pena máxima de 4 anos é de 8 anos (art. 109, IV).
Prescrição: é a perda da pretensão punitiva ou executória em face do decurso do tempo. Decadência: é a perda do direito de ação em face do decurso do tempo. Perempção: é sanção processual ao querelante inerte ou negligente.
Tudo o que você precisa saber sobre a prescrição intercorrente. ... Sendo assim, tal espécie de prescrição ocorre quando o exequente se queda inerte e a ação fica parada por um período determinado, culminando em sua extinção, como sanção pela mora daquele que tem interesse nos créditos oriundos da condenação judicial.
Além disso, a prescrição intercorrente se difere da prescrição, vez que esta é contada a partir do momento do em que surgiu a pretensão para o autor que teve seu direito ser desrespeitado. Todavia, na prescrição intercorrente, seu prazo é contado a partir do momento em que o feito é arquivado por inércia do Autor.
A interrupção da prescrição intercorrente, incidente na fase da execução judicial trabalhista, pode se dar por meio de protesto interruptivo, uma vez que esta medida judicial (artigo 202 , II , do Código Civil )é compatível com o Processo do Trabalho, a teor do artigo 769 da CLT .