39 anos (69 a.C.–30 a.C.)
12 de agosto
Cleópatra
Alexandria
Nascida na cidade macedônica de Alexandria, esta rainha herdou as heranças gregas e persas que se instituíram na região nordeste da África pela ação do imperador macedônico Alexandre, o Grande.
Tutankhamen ou Tutankhamon, originalmente Tutankhanton, tem sido conhecido apenas como rei Tut ou jovem faraó, famoso pela sua tumba KV62 encontrada intacta no Vale dos Reis em 1922, na cidade de Luxor.
Para assumir o poder, Cleópatra casou-se com seu irmão, que na época tinha apenas quinze anos, enquanto ela, tinha dezoito. ... O fato de Cleópatra ter se tornado amante de César foi vantajoso para ela, com o apoio de Roma ela pôde derrotar o irmão Ptolomeu XIII e ficar no poder.
Cleópatra marcou um encontro com César para conhece-lo e lhe deu um tapete de presente. Segundo os registros da época, ao desenrolar o tapete, ele se deparou com uma surpresa, Cleópatra em pessoa estava enrolada no meio do tapete. Os dois se tornaram amantes e tiveram um filho, Ptolomeu XV Cesar.
Ano 51 a.C. Cleópatra, aos 18 anos, torna-se rainha do Egito com a morte de seu pai Ptolomeu XII. É provável que os oráculos profetizassem que a jovem ambiciosa, meio grega, meio macedônica, estava destinada a interferir nos meandros da História. Mas tudo que Cleópatra queria era manter-se no poder.
A família da rainha chegou ao poder depois da morte de Alexandre, O Grande; em 323 a.C. Nessa época, Ptolomeu I era um dos generais de Alexandre e acabou assumindo o governo. Desde então, esse parente distante fundou a dinastia dos Ptolomeus, que durou quase três séculos.
tornou-se rapidamente um dos governantes mais poderosos que o Egito tinha conhecido. Ela é geralmente lembrada como uma mulher fatal egípcia, uma sedutora libertina que se matou por amor ao general romano Marco Antônio.
Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. ... Subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade.
1370 - 1330 a.C.) foi uma rainha da XVIII dinastia do Antigo Egito, esposa principal do faraó Amenhotep IV, mais conhecido como Aquenáton. Nefertiti e o seu esposo tornaram-se conhecidos pela revolução religiosa, na qual adoravam apenas um deus, Áton, ou o disco solar.
Hatshepsut
rainha
Hatshepsut
Seu nome era Hatshepsut, que significa "a mais importante das nobres damas". Ela era uma princesa real, filha da rainha Amósis e do rei Tutemés I, um general famoso por lendárias batalhas militares.
Significado de Faraó substantivo masculino Título atribuído aos soberanos do antigo Egito; designação pela qual esse soberanos eram chamados: Tutancâmon era um faraó egípcio.