EQST

Quantos Anos A Receita Federal Pode Fiscalizar?

Quantos anos a Receita Federal pode fiscalizar?

A Receita Federal revisa as declarações de PF num prazo de até 5 anos, ou seja, quando entregue pelo declarante, daí passa a contar o período de prescrição, não o de decadência porque a declaração já constitui um mero lançamento na equiparação dos tributos lançados por homologação.....

Como fazer a impugnação?

Procedimentos para redigir a impugnação a contestação Para que o magistrado dê o direito à manifestação, o autor deve invocar fatores impeditivos, modificativos ou extintivos. Caso o advogado tenha esse precedente, é preciso protocolar o documento de no prazo de 15 dias.

Como contestar imposto de renda?

O contribuinte que caiu na malha fina do Imposto de Renda pode contestar os valores lançados no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal). A defesa poderá ser apresentada de maneira inteiramente virtual, sem a necessidade de comparecimento a uma unidade de atendimento do Fisco.

Como se proceder quando se está na malha fina?

Os contribuintes que caíram na malha fina do IPPF podem contestar os valores lançados no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). A contestação é inteiramente virtual, ou seja, não é necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal.

Como recorrer Receita Federal?

O recurso é interposto por meio de requerimento no qual o recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar documentos que julgar convenientes (Lei nº 9.

Como protocolar recurso administrativo na Receita Federal?

Documento de Identificação oficial (original ou cópia autenticada) do contribuinte e do seu representante legal, se for o caso, sendo dispensado quando houver reconhecimento de firma no pedido; Procuração (original ou cópia autenticada), se for o caso; Documentação que comprove a sua solicitação.

Qual o valor da multa da Receita Federal?

O contribuinte que deixar para enviar a declaração do Imposto de Renda 2021 depois do prazo estará sujeito ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, mais juros de mora.

O que acontece se eu não pagar as dívidas com a Receita Federal?

Mas se a multa não for paga até o vencimento, haverá incidência de juros de mora com base na taxa Selic. Se você possui direito à restituição e a multa pelo atraso não tenha sido paga, no vencimento estabelecido na notificação, o valor será deduzido, assim como os acréscimos legais.

Como regularizar o imposto de renda atrasado?

Caso a pendência seja de prazos anteriores, o devedor deverá comparecer a uma unidade da Receita Federal. Pela internet, o interessado deverá baixar o programa do ano correspondente pelo site da Receita Federal. Em seguida, dados referentes ao ano em questão precisarão ser preenchidos.

Como pagar Darf atrasado pela internet?

Utilizando o Meu Imposto de Renda - Extrato do DIRF

  1. Abra o e-CAC e faça o login.
  2. Insira o número do recibo de entrega da declaração, caso esse seja o primeiro acesso.
  3. Selecione a aba “Serviço Pagamentos” e, em seguida, “Consultar Débitos”, “Emitir Darf” e “Alterar Quotas”.

Como pagar a dívida com a Receita Federal?

A negociação deve ser iniciada pelo site da Receita Federal, por meio do Portal e-CAC, na seção “Pagamentos e Parcelamentos”. Na página, o devedor deve escolher o tipo de débito, previdenciário ou afins, a modalidade de transação financeira e confirmar a adesão.

Como parcelar o débito com a Receita Federal?

  1. Acessar a plataforma REGULARIZE e clicar na opção Meus Parcelamentos > ACESSAR O SISPAR, neste momento o contribuinte será direcionado para o Sistema de Parcelamento (SISPAR).
  2. Para emitir mensalmente as parcelas: pela internet, por meio do REGULARIZE, na opção Meus Parcelamentos > ACESSAR O SISPAR > menu DARF/DAS.

Como resolver pendências com a Receita Federal?

Caso haja alguma dúvida sobre a existência ou não de pendências junto à entidade, é possível verificar a situação através do portal digital, e-CAC, bastando apenas informar o número do CPF ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e a senha cadastrada.

Onde pagar Darf IRPF 2020?

O DARF pode ser pago em qualquer agência bancária, no caixa eletrônico ou pelo internet banking. Às vezes, o sistema da Receita Federal pode dar algum problema e acontece do DARF sair sem código de barras.

Como imprimir Darf com código de barras 2020?

Como emitir o Darf Imprima o Darf diretamente no Programa IRPF 2020 na opção Declaração > Imprimir > Darf. O pagamento dessa quota até 30/06/2020 não sofre nenhum acréscimo. Após essa data, o pagamento deve ser efetuado com os devidos acréscimos legais.

Como gerar Darf de parcelamento?

Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Emitir Guia de Pagamento" > "Emitir Darf/DAS parcial ou integral". Informe o CPF ou CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição. Clique em "Emitir Darf integral" ou "Emitir Darf parcial".

Como emitir Darf de parcelamento na PGFN?

Emissão de Darf

  1. Acessar o portal REGULARIZE e clicar na opção Emitir Guia de Pagamento > Emitir DARF/DAS parcial ou integral.
  2. Informar o CPF/CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição.
  3. Em seguida, clicar em Emitir Darf/DAS integral ou Emitir Darf/DAS parcial. Atenção! ...
  4. Pronto!

Como gerar DARF pelo celular?

Para emitir o Darf, o contribuinte deve fazer um cadastramento prévio do dispositivo móvel no Centro virtual de Atendimento ao Cidadão (e-CAC). O aplicativo calcula os valores do IR devido desde 2006, incluindo juros e multa.