O logaritmo do número 1, em qualquer base sempre, será igual a 0. O logaritmo de qualquer número a, na própria base a, será igual a 1. O logaritmo de uma potência da base é o expoente, em qualquer base.
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
Da mesma forma podemos exemplificar: log5 = log(10/2) = log10 - log2 = 1 - 0,3010 = 0,6990. Observação: a não indicação da base, subtende-se logaritmos decimal (base 10).
Para calcular o logaritmo de uma fração, usamos a propriedade log a/b = log a - log b. log 14/10 = log 14 - log 10. 1,146 - 1 = 0,146. Geralmente, não se dá, no enunciado, o valor do log de 14, mas o log de 2 e 7 (que são números primos).
Basta aplicar a potência no inverso do número: Mas e quando a potência apresenta uma fração no expoente ou um número decimal? Nesses casos, basta transformar a potência em uma raiz!
Leibniz era de opinião que um número negativo não tinha logaritmo real porque toda potência de expoente real de um número positivo a, é um número positivo; isto é, ax = y onde a > 0 e x ∈ IR. Bernoulli afirmava que números negativos têm logaritmo real, e ainda, que log (-x) = log x (Lima, 1991).
Para utilizar esta função, escolha Calc > Calculadora. Calcula o expoente a que 10 deve ser elevado para igualar a um determinado número. Por exemplo, 10 2 = 100, por isso a o log base 10 de 100 é 2.
O logaritmo de 2 na base 10 pode ser obtido de modo aproximado e intuitivo com uma informação simples. 2 elevado a 10 é 1024, guarde essa informação.
O logaritmo natural (ou neperiano) tem a constante irracional e (≈ 2,718) como base e é utilizado na matemática pura, principalmente em cálculo diferencial. ...
Para calcular o logaritmo natural de um número, basta digitar o número e aplicar a função ln. Assim, para o cálculo do logaritmo natural do número seguinte 1, é necessário inserir ln(1) ou diretamente 1, se o botão ln já aparecer, o resultado 0 é retornado.
Para calcular o logaritmo natural de um número, basta digitar o número e aplicar a função ln. Assim, para o cálculo do logaritmo natural do número seguinte 1, é necessário inserir ln(1) ou diretamente 1, se o botão ln já aparecer, o resultado 0 é retornado.
exp[Ln(y)]=y para todo y>0. Ln[exp(x)]=x para todo x real. exp(x+y)=exp(x) exp(y) exp(x-y)=exp(x)/exp(y)...Se x e y são números reais, a e b são números reais positivos, então:
Se precisar, você poderá ajustar as larguras das colunas para ver todos os dados....Exemplo.
Sistema de Logaritmos Neperianos
Para isso escolha uma célula, e insira os seguintes comandos =8^12 onde o sinal de igual indica ao Excel que queremos começar uma conta ou função e o sinal ^ representa a potenciação. Dê um "enter" e veja o resultado rapidamente: Resultado: 736.