O truco
Terminologia do jogo: TRUCO - Para pedir o aumento do valor da "mão" para 3. SEIS OU MEIO-PAU - Para pedir o aumento do valor da "mão" para 6. NOVE - Para pedir o aumento do valor da "mão" para 9. DOZE OU QUEDA - Para pedir o aumento do valor da "mão" para 12.
Na mão de onze não é possível pedir 6, ou seja, ela sempre vale 3 se for aceita ou 1 se for recusada. Se a dupla que está com 11 pontos aceitar a mão e a vencer, ela vence a partida. Mão de Ferro A mão de ferro acontece quando as duas duplas estão com 11 pontos.
Conheça mais sobre o truco paulista O objetivo é marcar 12 pontos primeiro através da mão batida (uma combinação de cartas que gera no mínimo um ponto por rodada, que pode ser aumentada até 12 dependendo da aposta e das opções de cartas entre as duplas). Cada mão é definida em três rodadas.
No Truco Paulista são realizadas partidas corridas de 12 tentos (pontos) com manilhas variáveis. É utilizado um baralho com 40 cartas (sem os 8, 9 e 10, as 52 cartas do baralho francês). Em cada mão são distribuídas três cartas para cada jogador....Força das Cartas
É feito um sorteio para saber quem dá as cartas. Todos os jogadores retiram do baralho uma carta. A maior (do truco) é a vencedora.
As principais diferenças são as Manilhas fixas e contagem diferente dos pontos: enquanto no Truco Paulista conta-se ponto de um em um e o pedido de Truco é 3, 6, 9 e 12. ... Já no Mineiro a contagem de pontos é de 2 em 2 e quando se pede Truco é 4.