Valor da constante é a permissividade elétrica do vácuo = 8,× 10−12 C2m−2N.
Esse uC ou μC é a unidade denominada microcoulomb que equivale a 10⁻⁶ C. Coulomb (C) é a unidade de medida adotada internacionalmente para a medida de cargas elétricas. Seu nome foi dado em homenagem a Charles de Coulomb.
Fórmula da Lei de Coulomb r: distância entre as cargas, em metros (m) K: constante eletrostática. No vácuo seu valor é 9.
O valor da permeabilidade magnética no vazio é µ0 = 4 p x 10 – 7 H/m.
Constante de permissividade do vácuo, há muito tempo chamada de constante de permissividade do éter, é uma constante que permite medir a permissividade elétrica da substância que, segundo Maxwell, permeava todo o universo, chamada de éter.
Eletrostática é a área da Física que abrange o estudo das cargas elétricas em repouso. Os fenômenos eletrostáticos estudados por essa área do conhecimento surgem em decorrência da força de atração e repulsão que as cargas elétricas exercem umas sobre as outras.
Eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso. Explicação: ramo da física que investiga as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso.
O Coulomb de carga elétrica é equivalente à quantidade de carga que é transportada por uma corrente elétrica de 1 ampere, durante o intervalo de tempo de 1 segundo. Portanto, dizemos que 1,0 C é equivalente a 1,0 A.
Por isso, convencionou-se que há duas espécies de cargas elétricas: a positiva, que tem comportamento igual ao do próton; e a negativa, que se comporta como a carga elétrica do nêutron. Os nêutrons não apresentam a citada propriedade física, isto é, os nêutrons não possuem carga elétrica.
A carga do elétron é exatamente -1,× 10−19 C, que é o mesmo valor da carga do próton, porém de sinal contrário.
Em função disto, podemos deduzir a seguinte expressão para o cálculo da quantidade de carga elétrica. ------> q = quantidade de carga elétrica do corpo ou valor da carga elétrica; ------> n = nº de elétrons (ou prótons) que o corpo tem em falta ou em excesso); ------> e = carga elétrica elementar (1.
A Fórmula da interação eletrostática de duas carga é dada pelo produto da Constante do local pela as cargas intativeis sobre a distância ao quadradado. Fele = K . Q1 . Q2 / d^2.
Portanto, matematicamente, a intensidade de corrente é igual a quantidade de carga divida pela quantidade de tempo. I = Intensidade de corrente, em Amperes; ΔQ = Quantidade de carga, em Coulombs; Δt = Tempo total, em Segundos.
Como calcular potência? A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
Entenda o que isso significa.
Para calcularmos a potência emitida por uma fonte em forma de calor, basta determinarmos se esse calor é do tipo sensível (Q = mcΔT) ou do tipo latente (Q = mL). Esses calores estão presentes, exclusivamente, nas mudanças de temperatura e nas mudanças de estado físico, respectivamente.