O Ministério da Saúde explica que aos 6 meses o ideal é oferecer cerca de 100 g de papinha bem amassada por refeição (almoço e jantar), o que dá aproximadamente 2 ou 3 colheres de sopa cheias.
No início, devem-se dar apenas as papinhas de frutas porque são doces e não necessitam de açúcar, dando preferência para frutas de fácil digestão e sem casca, como maçã, pera e mamão e, em seguida, podem-se inserir as papinhas salgadas, feitas com legumes e ir evoluindo gradualmente, adicionando-se carne, peixe ou ...
Na introdução alimentar do bebê aos seis meses, a carne precisa ter sempre o mesmo formato: desfiada para não causar engasgo. No relógio da maternidade que parece correr mais rápido do que o normal, repentinamente, os pais se deparam com a introdução alimentar do bebê aos seis meses de idade.
Como começar
Algumas receitas de sucos para bebês
Quanto é o suficiente?
Por exemplo, aos 6 meses de idade, ele deverá beber de 180 a 240 ml, 4 a 5 vezes por dia. E, a partir dos 6 meses, quando o bebê começa a ingerir outros alimentos além do leite materno, a forma de medir a quantidade de leite mudará. Outro indicador para medir a quantidade ideal de leite para o seu bebê é o peso dele.
A necessidade média diária de água para bebês saudáveis até aos 6 meses de idade é de cerca de 700 ml, mas essa quantidade é completamente obtida através do leite materno se a amamentação for exclusiva.
Com 6 meses o bebê pode tomar água com o copinho de transição como o da foto. Os copos de transição ouo copo aberto de vidro são preferíveis à mamadeira, pois são fáceis de higienizar e devem ser oferecidos por um adulto.
A partir dos 7 meses, como os bebês já começam a comer papinhas, é necessário também o consumo de água. A necessidade diária nessa faixa etária é de 800 ml a 1 litro, sendo que 600 ml devem ser na forma de líquidos como a própria água, suco e leite.
Os pediatras recomendam que a água seja oferecida aos bebês a partir dos 6 meses, que é a idade em que os alimentos começam a ser introduzidos no dia-a-dia do bebê, não sendo a amamentação a única fonte de alimentação do bebê.
O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.
Bebês que tenham menos de 6 meses e que são amamentados com leite materno ou utilizam fórmulas infantis não necessitam ingerir água, ou suco, ou chá. No entanto, quando a criança começa a receber outros alimentos aí também a água deve começar a ser oferecida.
Água engarrafa ou água da torneira? Esta é uma dúvida muito frequente dos pais. Nas zonas com rede pública de água canalizada, tratada e controlada, é perfeitamente seguro que os bebés bebam a água da torneira tal como qualquer membro da família.