O retorno dos fluxos menstruais geralmente acontece em 30 a 40 dias da curetagem. Contudo, há algumas outra variáveis que podem alterar este tempo. Desta forma, se o fluxo menstrual não retornar em até 60 dias, procure o seu médico para investigar o por que deste atraso.
Em alguns casos após curetagem,pode ocorrer aderências intrauterina(chamada Síndrome de Asherman),provocando ausência de menstruação por alguns meses. Mas isso eh muito simples de ser resolvido através da realização de um exame chamado histeroscopia.
Cerca de 8 dias após a curetagem, não é comum a ocorrência de saída de grandes coágulos!! Pois isso ocorreria em torno de 48 horas após o procedimento cirúrgico. Desse modo, procure um especialista com rapidez, para que ele possa lhe auxiliar.
Um dos problemas mais graves da curetagem é o perfuramento do útero, que pode ocasionar hemorragias, além de lesões em outros órgãos, tais como bexiga e intestino. Outro problema está relacionado com a adesão das paredes uterinas, uma complicação grave que pode levar à infertilidade.
Depois da curetagem, você deve sentir cólicas leves e um pequeno sangramento, que costumam cessar em alguns dias. Só fique atenta a sintomas como febre, dores abdominais e secreção ou sangramento com odor fétido, que podem ser sinal de infecção e de que há ainda algum material retido.