Considerando o valor de uma semibreve como 1 tempo, a miníma vale ½ tempo, a seminima vale ¼ de tempo, a colcheia vale 1/8 tempo, a semicolcheia vale 1/16 de tempo, a fusa vale 1/32 de temo e a semifusa vale 1/64 de tempo.
A figura de maior duração é a semibreve e de menor duração é a semifusa. Dentro de uma semibreve cabem duas mínimas; dentro de uma mínima cabem 2 semínimas; dentro de uma semínima cabem 2 colcheias; e assim por diante...
Uma semínima pontuada equivale a três colcheias. A utilização da ligadura de valor e do ponto de aumento sobrepostos na pauta matriz e auxiliar possuem o mesmo significado.
As figuras musicais que mais se destacam são: Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa (essa é a ordem seguindo a lógica de cada figura dura metade do tempo da anterior). Lembrando que usamos esse exemplo com atribuição de valores apenas para deixar mais didático.
As figuras de duração, ou figuras de valor musical são separadas em dois grupos. O grupo de valores positivos organiza os símbolos que representam o som, enquanto o grupo de valores negativos organizam os símbolos que representam silêncio.
A figura da nota é quem determina o seu valor e o seu nome. ... As notas servem para exprimir os sons, e as pausas para determinar os silêncios correspondentes. Entende-se por valor o tempo que deve durar o som, pois o som é considerado um valor positivo e a pausa um valor negativo.
Pelo artifício da proporcionalidade se estabelecem relações entre as figuras, semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa: A semibreve é a figura de maior valor, e no signo de compasso será representada no qualificador pelo número um. Pouco usual grafar algo em 2 por 1.
emillyjamillyfg
Como funcionam as notas musicais atualmente: Considerando o valor de uma semibreve como 1 tempo, a miníma vale ½ tempo, a seminima vale ¼ de tempo, a colcheia vale 1/8 tempo, a semicolcheia vale 1/16 de tempo, a fusa vale 1/32 de temo e a semifusa vale 1/64 de tempo.
A mínima é a figura de número 2 e preciso de duas mínimas para ter o tempo de uma semibreve que é a figura de número 1. A próxima figura depois da mínima, é a semínima que é a metade da mínima, e o número de representação da semínima é 4, ou seja, preciso de 4 semínimas para conseguir o tempo de uma semibreve.