Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos. Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.
→ Crustáceos terrestres Os tatuzinhos-de-jardim são crustáceos terrestres. Os crustáceos são animais, preferencialmente, marinhos, entretanto, existem representantes de água doce e terrestre. Os crustáceos terrestres estão no grupo dos isópodes e são chamados, coletivamente, de tatuzinhos-de-jardim.
O corpo dos crustáceos, é dividido em cefalotórax, parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos, e abdome. ... O exoesqueleto de muitos crustáceos apresenta carbonato de cálcio, uma substância que forma a carapaça dura dos siris e caranguejos.
Embora a aparência dos insetos seja muito variada, o corpo de todos eles é dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas e 3 pares de mandíbulas. Todos os insetos possuem 3 pares de patas.
A maioria dos insetos como borboletas, abelhas, besouros, baratas, gafanhotos apresentam dois pares de asas, enquanto outros insetos como mosquitos e moscas apresentam apenas um par de asas.
Abelhas. A abelha é um inseto voador aparentado com as formigas. Os entomologistas reconhecem aproximadamente 20.
Embora a reputação delas geralmente as diferencie, as baratas têm muito em comum com outros insetos. Seus corpos possuem três regiões principais: a cabeça, o tórax e o abdômen. Elas possuem três pares de pernas articuladas, um par de antenas e um exoesqueleto (em inglês) rígido.
Mas as baratas, assim como todos os insetos, apresentam um tipo especial de sangue que é chamado de hemolinfa. A hemolinfa não apresenta pigmentos respiratórios (como hemoglobina ou hemocianina) e por isto é transparente.
O tórax possui três pares de pernas do tipo cursoriais, e quando presentes, dois pares de asas, Em geral nas espécies sem asas, as fêmeas é que são ápteras.
Artrópodes
Insetos
Blattaria
Barata (Ordem Blattaria)
Baratas fazem seus ninhos em locais escuros e de difícil acesso, como buracos no piso e na parede, interior de móveis e em locais onde há “bagunça” armazenada, como depósitos de velharias e quintais que acumulam objetos. Dejetos: para identificar uma infestação observe a presença e fezes do inseto.
Segundo a mitologia cristã, deus criou o universo. Então ele criou as baratas também. Júlio César, Deus é a única coisa que de fato existe nisso tudo.
moluscos
→ Classificação dos moluscos
A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos. Na boca, existe a rádula, um tipo de "língua raspadora" que facilita a alimentação desses animais.
A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.
Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra.
Os animais são seres eucariotos, multicelulares e heterotróficos. Como exemplos de animais, podemos citar o ser humano, águas-vivas, esponjas e minhocas. Os animais pertencem ao Reino Animalia e podem ser definidos de maneira simplificada como organismos eucariotos, multicelulares e heterotróficos.