O que é a doença de Chagas e qual seu tratamento Para se tornar crônica em homens e mulheres, a enfermidade leva de 20 a 30 anos.
Um novo ciclo pode ter início quando o barbeiro pica uma pessoa infectada e adquire esse parasita. Os tripomastigotas no barbeiro transformam-se em epimastigotas, multiplicam-se e voltam a se tornar tripomastigotas, que são liberados nas fezes desse inseto.
A Doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que é a aguda e a crônica....Quais são os sintomas da Doença de Chagas?
Sintomas de Doença de Chagas
Durante ou imediatamente após picar uma pessoa, barbeiro defeca sobre sua pele, eliminando grande quantidade do protozoário Trypanosoma cruzi, permitindo que o mesmo penetre no nosso organismo através da ferida da picada. O ato de coçar o local que foi picado aumenta a chance de contaminação.
O tratamento para a doença de chagas, que é causada pela picada de um inseto conhecido como "barbeiro", deve ser iniciado o mais rapidamente após o diagnóstico e é feito com a ingestão de Benznidazol, um medicamento antiparasitário oferecido gratuitamente pelo SUS.
Prevenção: Uma das formas de prevenção da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, pode-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.
A Tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas, foi descoberta em 1909 sob circunstâncias peculiares: o autor da descoberta, Carlos Chagas, havia sido enviado a um povoado em Minas Gerais para dirigir uma campanha antimalárica quando tomou conhecimento de um inseto hematófago - o vetor da infecção ...
PATOGENIA DA DOENÇA DE CHAGAS A infecção chagásica apresenta duas fases bem distintas: a fase aguda ou inicial, assintomática ou oligossintomática (maioria) ou sintomática, com febre, adenomegalia, hepaesplenomegalia, conjuntive unilateral (sinal de Romaña), miocardite e meningoencefalite.
Trypanosoma cruzi: protozoário flagelado causador da Doença de Chagas ou Tripanossomíase americana. Protozoário flagelado agente da Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase americana.
Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.
É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto "barbeiro". O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.
Epimastigota: forma alongada, com cinetoplasto em forma de barra ou bastão localizado anteriormente ao núcleo. O flagelo emerge da bolsa flagelar com abertura lateral, e percorre aderido a parte do corpo do parasita, tornando-se livre na região anterior.
No gênero Trypanosoma há uma membrana ondulante que auxilia na locomoção. Próximo ao ponto de origem do flagelo, existe o cinetoplasto, organela que contém o DNA, capaz de se autoduplicar e que fica incluído no interior de uma longa mitocôndria de formato irregular que se estende ao longo da célula.
Esporozoários são parasitas de formas heterogêneas que habitam em outras células e no glóbulo vermelho. Absorvem seu alimento dos organismos que parasitam. Eles são obrigatoriamente parasitas pois não possuem meio de locomoção como na maioria dos outros tipos de protozoários.
Tripanossoma
O grupo do protozário Trypanosoma Cruzi, causador da Doença de Chagas, compreende os Flagelados. Nesse sentido, observa-se que estes grupos compreendem protozoários que utilizam os flagelos tanto para lomocação, como para captura de alimentos e de estímulos externos.
As formas não replicativas e infectantes, os tripomastigotas metacíclicos, são encontrados nas fezes e urina do inseto vetor e os tripomastigotas circulantes no sangue de mamíferos. Durante a fase no hospedeiro invertebrado, o T.
Animal