Resposta: A cachalote, por exemplo, fica até uma hora e meia debaixo da água. Explicação: O ar chega aos pulmões das baleias, onde ocorrem as trocas gasosas.
A maioria das pessoas consegue prender a respiração debaixo de água por alguns segundos, algumas por alguns minutos. Mas os bajau levam o mergulho livre ao extremo, permanecendo submersos por até 13 minutos a profundidades de cerca de 60 metros.
Pessoas comuns conseguem segurar a respiração embaixo d'água por pouco mais de um minuto. Mas o mergulho livre, também chamado de mergulho em apneia, é uma habilidade que pode ser treinada, e inclusive é um esporte.
Primeiro, pegue um cronômetro. Em seguida, será necessário sentar em uma cadeira ou deitar na sua cama. Respire lentamente por 2 minutos, no ritmo normal. Em seguida, respire fundo e expire o máximo que puder.
Atualmente o recorde mundial de apneia estática pertence ao Suiço Peter Colat, que em 17 de Setembro de 2011 se tornou o ser humano com o maior tempo de apneia, com 21 minutos e 33 segundos sem respirar.
Como os pesquisadores apontaram, se sua circulação parar abruptamente, você ficará inconsciente em 30 segundos e sofrerá danos irreversíveis em dois a dez minutos.
Perante a desidratação, o sistema digestivo pode sofrer e ter problemas no seu funcionamento, manifestando esse 'estresse' através da obstipação ou prisão de ventre. Dana refere: "não ter água suficiente no trato gastrointestinal pode tornar as fezes mais secas e, portanto, mais difíceis de evacuar".
Hidratação: conheça os sinais de que você bebe pouca água
A epiderme - camada externa da pele - dos dedos é composta por uma proteína - a queratina - que forma uma barreira protetora limitada contra umidade, bactérias e corpos estranhos. O contato prolongado com a água, porém, faz com que as células da epiderme acabem absorvendo água e inchando.
O padrão de enrugamento da pele funciona como uma espécie de sistema de drenagem, facilitando o escoamento da água. Seria como pneus novos em uma pista molhada, onde as reentrâncias evitam possíveis deslizamentos.
A epiderme dos dedos é composta por uma proteína – a queratina – que forma uma barreira protetora limitada contra umidade, bactérias e corpos estranhos. O contato prolongado com a água, porém, faz com que as células da epiderme acabem absorvendo água e inchando. Para caber o volume de água absorvido, a pele enruga.
Antes, se pensava que os dedos enrugados indicavam o inchaço da pele por causa do contato prolongado com a água, como uma reação automática, mas sem função. Agora, os cientistas sugerem que as rugas têm a função de tornar mais fácil o manuseio de objetos na água ou em superfícies molhadas.
Vem conferir!
Dermatites, micoses, alergias, menopausa, hipotireoidismo e hipertireoidismo também são fatores que podem ser responsáveis pelas mãos ressecadas. Nesses casos, o ideal é procurar um dermatologista para indicar o melhor tratamento.
Além de um simples ressecamento da pele, as rachaduras nos pés e mãos podem ser causadas por uma série de doenças, como micose, dermatite e ictiose. Apenas o exame clínico pode definir se existe uma causa que necessite de tratamento específico ou simplesmente de agentes para hidratação.
O tratamento para eczema deve ser indicado pelo dermatologista e depende do tipo do eczema, causas, gravidade e idade da pessoa, podendo ser indicado o uso de corticoides ou anti-histamínicos em forma de pomada ou creme para aliviar os sintomas e facilitar a cicatrização das lesões.
Diprosalic Pomada é indicado para o alívio da inflamação e do prurido (coceira) nas doenças crônicas da pele que respondem ao tratamento com corticoides de uso tópico (local).