Testes Angulares - "são aqueles que possuem os seus resultados em ângulos (formados entre os dois segmentos corporais que se opõem na articulação), a medida dos ângulos é denominada de goniometria e tem sido o método mais freqüentemente utilizado na literatura sobre flexibilidade e mobilidade articular."
“Os testes existentes para a medição e avaliação da flexibilidade podem ser divididos em três grandes grupos: Testes angulares: aqueles que possuem resultados expressos em ângulos (formados entre dois segmentos que se opõem na articulação). Testes lineares: [...]
Este teste tem como objetivo avaliar a flexibilidade dos membros inferiores. Uma boa flexibilidade durante a infância e a adolescência está associada a uma boa amplitude de movimento. Pode promover uma postura correta e um alinhamento eficaz da cintura pélvica promovendo a redução de dores na região lombar.
A utilização do flexiteste é uma alternativa para avaliação da flexibilidade em diferentes movimentos realizados pelo corpo humano. Portanto o flexiteste tem como objetivo determinar a amplitude articular passiva máxima em 24 movimentos articulares.
O teste de corrida mede sua velocidade e rapidez de movimento de uma certa distância pré-definida ,geralmente de 20 ou 40 metros.
5 esportes que melhoram a flexibilidade
Resposta. as modalidades individuais Tênis e Natação e as modalidades coletivas do Basquetebol, Futsal e Voleibol.
São exemplos de esportes ou práticas corporais que possuem a velocidade como destaque: corridas, atletismo, maratonas, futebol, corrida com obstáculos, rúgbi, entre outros.
Velocidade: Conhecida também por resistência anaeróbia, consiste na capacidade de execução de determinada atividade com alta intensidade e em curto espaço de tempo, possuindo como ponto comum a baixa utilização de oxigênio. Exemplo: Corridas curtas.
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade. (MARQUES & OLIVEIRA, 2001).
São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.
Dessa forma, a excelência das capacidades físicas estão relaciondas diretamente com uma qualidade de vida, uma vez que o individuo irá desenvolver um corpo saudável, por conta do desenvolvimento motor adaptado, um estilo de vida condizente com a longevidade.