Mulheres que têm um ciclo menstrual regulado e estão sem menstruar a 3 meses consecutivos, ou 6 meses consecutivos para as que possuem um ciclo desregulado, damos o nome de Amenorreia. “Trata-se de um distúrbio no ciclo menstrual relativamente comum, atingindo cerca de 5% das mulheres.
A amenorreia pode acontecer por diversas causas, algumas naturais, como gravidez, amamentação ou uso de anticoncepcionais de forma contínua, ou por algumas doenças, desde defeitos no sistema reprodutor da mulher, alterações de hormônios dos ovários, e até ser causada por estresse, transtornos alimentares ou excesso de ...
Amenorreia (CID 10 N91) significa a ausência de menstruações no período em que elas deveriam acontecer. A menstruação normalmente não acontece antes da puberdade, durante a gravidez e após a menopausa. Para outras situações, a amenorreia pode ser o sintoma de uma condição médica tratável.
"Na maioria das vezes, não há nenhum prejuízo ou benefício ao organismo em menstruar", Mariane Nunes de Nadai, ginecologista e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).
Menstruação irregular ou ausente pode indicar uma série de problemas. Confira quais doenças podem mexer com seu ciclo menstrual.
A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.
Em geral, poucos dias de atraso menstrual podem ocorrer até em mulheres com ciclo menstrual regular, sem que isso tenha qualquer relevância clínica. Nas mulheres não grávidas, mesmo quando a menstruação resolve não vir em um determinado mês, a chance disso ser algo importante é pequena.
O aparecimento do mioma não tem qualquer relação com o fato de você menstruar ou não. A resolução final da leiomiomatose uterina é a menopausa, momento em que os sintomas como sangramento uterino anormal e cólicas menstruais irão cessar e os miomas irão reduzir suas dimensões mas nunca desaparecer.
Os miomas provocam comumente períodos menstruais intensos e prolongados, além de sangramentos mensais atípicos, às vezes com coágulos, e que, com alguma freqüência, podem levar à anemia. Uma menstruação intensa pode ser também uma menstruação dolorosa.
O mioma uterino intramural ou intersticial (localizado na parede do útero) e o mioma uterino subseroso (localizado no exterior do útero) são operados por via abdominal, ou seja, a remoção do mioma é realizada através da “barriga” da mulher. Esta abordagem pode ser feita por laparoscopia ou por laparotomia.
Os remédios mais usados para o tratamento dos miomas são:
9 principais sintomas de mioma uterino
A maioria das mulheres não apresentam sintomas da doença, mas dependendo do tamanho, da quantidade e da localização do mioma é possível apresentar os seguintes sintomas: